Repository logo
 
Publication

O papel do Booktok nos hábitos de leitura da Geração Z

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorPereira, António Reis
dc.contributor.authorFreitas, Carolina Caeiro de
dc.date.accessioned2025-10-13T16:58:55Z
dc.date.available2025-10-13T16:58:55Z
dc.date.issued2025-06-24
dc.description.abstractEsta dissertação pretende compreender o papel do BookTok, uma comunidade dentro da plataforma TikTok dedicada a conteúdos sobre livros, nos hábitos de leitura da Geração Z. Como nativos digitais, os membros desta geração são altamente influenciados pelas redes sociais e as suas tendências. Neste contexto, o BookTok emergiu como uma boa ferramenta, não só para a recomendação de livros como também para despertar a paixão pela leitura nas gerações mais jovens. O objetivo deste estudo centrou-se em aferir a influência de determinados fatores, na intenção dos jovens lerem livros recomendados pelo BookTok, e para tal foi adotada uma pesquisa quantitativa. Nessa pesquisa, após a validação dos dados, a amostra final foi de 287 respostas válidas, que foram depois analisadas através de uma ferramenta de análise de dados. Os resultados confirmaram a proposta de modelo conceptual, mostrando a influência significativa do BookTok nos hábitos e intenções de leitura da Geração Z, sublinhando como as plataformas digitais, apesar de serem um dos motivos principais para a diminuição da leitura nas gerações mais jovens, também por outro lado despertar o interesse para a leitura.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand the role of BookTok—a community within the TikTok platform focused on book-related content—in shaping the reading habits of Generation Z. As digital natives, members of this generation are highly influenced by social media and its trends. In this context, BookTok has emerged as a powerful tool not only for book recommendations but also for igniting a passion for reading among younger generations. This study aimed to investigate the impact of specific factors on young people's intention to read books recommended by BookTok, employing a quantitative research approach. After data validation, the final sample consisted of 287 valid responses, which were analyzed using a data analysis tool. The results confirmed the proposed conceptual model, demonstrating the significant influence of BookTok on the reading habits and intentions of Generation Z. They also highlight how digital platforms, often seen as a primary reason for the decline in reading among younger generations, can also catalyze renewed interest in reading.eng
dc.identifier.tid204011442
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59198
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectooktok
dc.subjectTik Tok
dc.subjectHábitos de leitura
dc.subjectLivros
dc.subjectRedes Sociais
dc.subjectGeração Z
dc.titleO papel do Booktok nos hábitos de leitura da Geração Z
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing (Regime Presencial)

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado_M-GM - Carolina Caeiro de Freitas.pdf
Size:
3.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: