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O Team Resource Management (TRM) constitui uma estratégia organizacional que visa a melhoria do desempenho operacional, enquadrada no contexto abrangente da gestão da segurança aeronáutica.
Decorrente do Regulamento 816/2018, de 6 de dezembro, da Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), o TRM passa a integrar o syllabus da formação dos Controladores de Tráfego Aéreo (CTA) da Força Aérea (FA), o que introduz a necessidade de serem definidos os moldes da sua aplicação.
Este estudo, delimitado conceptualmente à realidade atual dos CTA, foi desenvolvido de acordo com as orientações metodológicas de Santos e Lima (2016) e teve como objeto a exploração de fatores críticos, como benefícios, limitações internas e contributos externos a considerar para a implementação de um programa TRM na FA.
Dos resultados obtidos, conclui-se que deve ser estruturado um programa continuado de TRM, formulado de acordo com as necessidades específicas de cada órgão de controlo, aferido e atualizado periodicamente, de forma a acompanhar a evolução da Cultura Organizacional, e, centrado em oito módulos teórico-práticos de Situational Awareness, Comunicação, Trabalho em Equipa, Gestão da Informação e Tomada de Decisão, Gestão do Erro, Gestão do Stress e Automatização.
Abstract: The Team Resource Management (TRM) program is part of a comprehensive context of aviation safety management, which aims to improve operational performance.
As a result of Regulation 816/2018, of December 6, of the National Aeronautics Authority (AAN), TRM is considered in Air Force Air Traffic Controllers (CTA) training syllabus, introducing the need to define the application models.
This study, conceptually delimited to the current reality of CTA, developed under the methodological guidelines of Santos and Lima (2016), and aims to study critical factors such as benefits, internal limitations and external contributions to be considered for the implementation of a TRM program in Air Force.
From the obtained results, it is concluded that a continuous program of TRM should be structured, formulated according to the specific needs of each ATC agency, checked and updated periodically, in order to follow the evolution of the organizational culture, and centered on eight theoretical-practical modules of Situational Awareness, Communication, Teamwork, Information Management and Decision Making, Error Management, Stress Management and Automation.
Description
Keywords
Team Resource Management Controlador de Tráfego Aéreo Sistema de Gestão de Tráfego Aéreo Fatores Humanos Segurança de Voo Team Resource Management Air traffic controller Air Traffic Management System Flight Safety