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Advisor(s)
Abstract(s)
Objectivos: Avaliar os tempos de espera dos pacientes para o atendimento na recepção da Clínica Universitária Egas Moniz e planear a capacidade ideal da estrutura de recursos humanos.
Materiais e métodos: Durante 3 semanas, englobando todos os horários de funcionamento da Clínica Universitária Egas Moniz, foram registados os tempos de espera dos pacientes na recepção. Após esse registo foram aplicados os princípios de fila de espera M/M/S de modo a poder verificar a eficiência do sistema e a capacidade ideal da estrutura de recursos humanos.
Resultados: Verificou-se que para os tempos de espera registados, o ponto óptimo de eficiência do sistema é de 2 funcionários.
Conclusões: Não se verificaram necessidades de alteração da estrutura actual de recursos humanos, ou seja, o número de funcionários no presente é o adequado.
Materiais e métodos: Durante 3 semanas, englobando todos os horários de funcionamento da Clínica Universitária Egas Moniz, foram registados os tempos de espera dos pacientes na recepção. Após esse registo foram aplicados os princípios de fila de espera M/M/S de modo a poder verificar a eficiência do sistema e a capacidade ideal da estrutura de recursos humanos.
Resultados: Verificou-se que para os tempos de espera registados, o ponto óptimo de eficiência do sistema é de 2 funcionários.
Conclusões: Não se verificaram necessidades de alteração da estrutura actual de recursos humanos, ou seja, o número de funcionários no presente é o adequado.
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Keywords
Filas de espera Recursos humanos Planeamento de capacidade Modelos de filas