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Pokémon GO e a COVID-19: um estudo de caso sobre uma comunidade de prática
dc.contributor.advisor | Patrão, Carla Susana Ribeiro, 1974- | |
dc.contributor.author | Alves, Ricardo Jorge da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-05-27T14:07:20Z | |
dc.date.available | 2022-05-27T14:07:20Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | As comunidades de prática têm-se como grupos de indivíduos com interesses, objetivos e problemas em comum, que aprendem e ensinam uns com os outros. Todos nos inserimos em comunidades, mesmo sem que nos apercebamos. Existem comunidades nas mais diversas áreas, porém na presente dissertação é estudada uma comunidade de prática local que reúne jogadores do videojogo location-based Pokémon GO. Pretende perceber-se o seu modo de funcionamento, o papel que os membros têm nesta, e a importância que esta comunidade tem na vida dos indivíduos que a constituem, quer como jogadores, quer a nível pessoal. Além da investigação feita nessa direção, no início de 2020 a pandemia de COVID-19 assolou o mundo, e tendo em consideração de que o conceito de videojogos location-based é a jogabilidade no exterior, nesta dissertação é, também, investigada a reação tanto dos jogadores membros dessa comunidade, como da produtora de Pokémon GO, perante as complicações geradas pela situação pandémica. Através de revisão bibliográfica, pesquisa em redes sociais e fóruns online, e do estudo de uma comunidade local de jogadores (com recurso a entrevistas a membros) foi percetível a enorme importância que os jogadores tiveram para evitar o provável insucesso deste videojogo, trabalhando a um nível mundial e local em prol deste e das suas comunidades. Deste modo, procurou-se preencher uma lacuna na área dos videojogos location-based, providenciada pelo panorama vivido nos últimos tempos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203016157 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40805 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Comunidades de Prática | pt_PT |
dc.subject | COVID-19 | pt_PT |
dc.subject | Jogos location-based | pt_PT |
dc.subject | Pokémon GO | pt_PT |
dc.subject | Videojogos | pt_PT |
dc.title | Pokémon GO e a COVID-19: um estudo de caso sobre uma comunidade de prática | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Comunicação Social | pt_PT |
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