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Avaliação e Intervenção familiar em famílias nucleares com membros do casal portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 – Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Familiar

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Abstract(s)

Resumo: O presente relatório de estágio, insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Apresenta como objetivo descrever as atividades realizadas durante os estágios decorridos numa Unidade de Saúde Familiar, explanar as atividades que permitiram o desenvolver de competências comuns do Enfermeiro Especialista (Regulamento n.º 140/2019 da Ordem dos enfermeiros) e as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar (Regulamento nº 428/2018 da Ordem dos enfermeiros). Assim, dando resposta à competência referente ao cuidar da família enquanto unidade de cuidados, os dados avaliativos colhidos inicialmente permitiram escolher as famílias e orientar a seleção da temática, emergindo o tema Avaliação e Intervenção Familiar, em famílias nucleares, com membros do casal portadores de Diabetes Mellitus tipo 2. O objetivo é cuidar da família e de cada um dos seus membros, e quando um ou mais membros são portadores de Diabetes Mellitus a intervenção direciona-se tanto para o membro como para família na perspetiva em que a Diabetes Mellitus para além de interferir no portador, altera o processo de auto-organização e dinâmica familiar pelas exigências que emergem da complexidade da doença. Assim foi realizada a avaliação e intervenção a estas famílias e a cada um dos seus membros, utilizando o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar e a Teoria das Transições como modelos. A utilização do Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar facilitou a avaliação das famílias, a identificação de seus recursos, forças e necessidades específicas, permitindo, assim, a elaboração de planos de intervenção personalizados. Após a implementação das intervenções familiares observou-se melhorias na saúde familiar ressaltando os diagnósticos positivos resultantes das intervenções que indicam claramente que o modelo contribui para transformações positivas no bem-estar do sistema familiar, exercendo um impacto positivo na saúde dos membros do agregado familiar. A avaliação de cada um dos membros com base na Teoria das Transições permitiu uma abordagem fornecendo uma estrutura de intervenção, resultando em que os cuidados prestados asseguram uma prestação de cuidados holística e eficaz. No que concerne à competência referente à liderança e colaboração nos processos de intervenção são descritas todas as atividades que permitiram gerir, articular e mobilizar os recursos necessários à prestação de cuidados à família.
Abstract: The present internship report is part of the Master's Degree Program in Community Nursing, specifically in the area of Family Health Nursing. Its objective is to describe the activities carried out during the internships at a Family Health Unit, explaining the tasks that facilitated the development of common competencies for the Specialist Nurse (Regulation No. 140/2019 of the Order of Nurses) and the specific competencies of the Specialist Nurse in Community Nursing in the field of Family Health Nursing (Regulation No. 428/2018 of the Order of Nurses). In response to the competence of caring for the family as a unit of care, the initial evaluative data allowed for the selection of families and the choice of the thematic focus, resulting in the topic of Family Assessment and Intervention, focusing on nuclear families with couples affected by Type 2 Diabetes Mellitus. The goal is to care for the family as a whole and each of its members, and when one or more members have Type 2 Diabetes Mellitus, the intervention is directed at both the individual and the family, recognizing that Diabetes Mellitus not only affects the individual but also alters the process of self-organization and family dynamics due to the complexities of the disease. The assessment and intervention for these families and their individual members were carried out using the Dynamic Family Assessment and Intervention Model and the Theory of Transitions as frameworks. The use of the Family Assessment and Intervention Model facilitated the assessment of families, the identification of their resources, strengths, and specific needs, enabling the development of personalized intervention plans. After implementing family interventions, improvements in family health were observed, highlighting positive diagnoses resulting from the interventions, clearly indicating that the model contributes to positive transformations in the well-being of the family system, positively impacting the health of family members. The assessment of each individual member based on the Theory of Transitions allowed for an approach that provided an intervention framework, ensuring that the care provided is holistic and effective. Regarding the competence related to leadership and collaboration in intervention processes, all activities that allowed for the management, coordination, and mobilization of the necessary resources for family care are described.

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Saúde Familiar Família Diabetes Mellitus Enfermagem Relatório de estágio

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