Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Design, publicidade e semiótica na comunicação política: A influência eleitoral na geração Z

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_MafaldaPortela.pdf7.49 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação analisa a influência de estratégias semióticas aplicadas ao design e à publicidade na comunicação política portuguesa, e a sua relação com a participação eleitoral da geração Z. Considerando que a geração Z se mostra mais ativista online, especialmente nas redes sociais Instagram e TikTok (Pichler et al., 2021; Statista, 2023), e que assim, através da comunicação política nas redes sociais, os partidos podem influenciar o voto da geração Z em Portugal. Foi realizado um enquadramento teórico que abordou as estratégias semióticas com base na obra de Santaella e Nöth (2010), as aplicabilidades do marketing, da publicidade e do design na comunicação política, bem como as características e comportamentos da geração Z face seu ao envolvimento com a política. A determinação dos resultados foi alcançada através de um processo metodológico que incluiu a produção de peças publicitárias com recurso à inteligência artificial; a realização de um focus group com jovens da geração Z; a aplicação de princípios semióticos na análise dos dados; um estudo comparativo dos programas partidários; a criação e aplicação do “questionário de avaliação semiótica” e a análise da dinâmica entre comunicação política e a participação eleitoral da geração Z com base nos eixos semióticos da sugestão, sedução e persuasão. Conclui-se que, a comunicação política nas redes sociais Instagram e TikTok, assume um papel estratégico na mobilização e influência eleitoral da geração Z em Portugal.
The present research analyses the influence of semiotic strategies applied to design and advertising in Portuguese political communication, and their relationship with Generation Z’s electoral participation. Considering that Generation Z is more activist online, particularly on Instagram and TikTok (Pichler et al., 2021; Statista, 2023) it is argued that political communication through these networks can influence the voting behaviour of this generation in Portugal. A theoretical framework was developed addressing semiotic strategies based on the work of Santaella and Nöth (2010), the applicability of marketing, design and advertising in political communication, as well as the characteristics and political engagement patterns of Generation Z. The determination of the results was achieved through a methodological process that included: the production of political advertising pieces using artificial intelligence; a focus group with members of Generation Z; the application of semiotic principles to data analysis; a comparative study of political party programmes; the creation and implementation of a “semiotic evaluation questionnaire”; and an analysis of the relationship between political communication and electoral participation, based on the semiotic dimensions of suggestion, seduction and persuasion. The study concludes that political communication on social media, particularly Instagram and TikTok, plays a strategic role in mobilising and influencing the electoral behaviour of Generation Z in Portugal.

Description

Keywords

Design Publicidade Semiótica Política Geração Z

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence