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Authors
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Abstract(s)
A presente pesquisa investigou o impacto da violência entre professores e alunos na qualidade
da educação nos anos finais do ensino público no município de Presidente Sarney, Maranhão.
A motivação central foi compreender como essas manifestações de violência interferem nas
dinâmicas escolares, no desempenho acadêmico dos estudantes e na motivação docente. Para
isso, adotou-se uma abordagem metodológica de natureza mista, articulando dados
quantitativos, obtidos por meio da aplicação de questionários a estudantes, com dados
qualitativos, coletados a partir de entrevistas com professores e gestores escolares. Os
resultados revelaram que a violência mais recorrente nas escolas é de natureza verbal e
psicológica, manifestando-se em conflitos interpessoais, atitudes desrespeitosas e ausência de
diálogo respeitoso entre professores e alunos. Tais manifestações foram apontadas como fatores
que afetam negativamente a motivação dos docentes, provocando desestímulo profissional,
desgaste emocional e comprometimento da relação pedagógica. No que tange ao desempenho
acadêmico, observou-se que a violência nas relações escolares compromete a atenção, a
concentração e o interesse dos estudantes, gerando um ambiente hostil e pouco favorável à
aprendizagem. Os dados quantitativos apontaram que mais de 50% dos alunos percebem a
violência como um fator prejudicial ao seu desempenho escolar, reforçando as análises
qualitativas. As estratégias atualmente adotadas pelas escolas para lidar com a violência foram
percebidas como limitadas ou ineficazes por parte da maioria dos respondentes. Destaca-se,
nesse sentido, a carência de apoio psicológico, formação continuada e medidas integradas de
prevenção e mediação de conflitos. Como recomendações, a pesquisa propõe a implementação
de políticas públicas voltadas à formação de professores em gestão socioemocional, ao
fortalecimento do vínculo escola-comunidade e à criação de protocolos de mediação escolar
com suporte psicológico e institucional. A triangulação dos dados evidenciou que enfrentar a
violência entre professores e alunos requer ações estruturantes, preventivas e integradas,
visando não apenas à contenção dos conflitos, mas à construção de ambientes escolares mais
seguros, acolhedores e propícios à aprendizagem significativa. Dessa forma, os resultados desta
pesquisa contribuem para o debate sobre a melhoria da qualidade da educação em contextos de
vulnerabilidade social.
Description
Keywords
gestão escola conflito educação
