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A voz da tipografia: estudo de caso da cultura visual nas ruas de Madrid
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Maria João Bom M. dos | |
dc.contributor.author | Oliveira, Andreia Sofia Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2016-05-23T14:23:55Z | |
dc.date.available | 2016-05-23T14:23:55Z | |
dc.date.issued | 2015-06 | |
dc.date.submitted | 2016-05 | |
dc.description.abstract | Este é o começo, o meio e o fim da prática de tipografia: escolha e use os tipos com sensibilidade e inteligência. Assim como as palavras, as letras tem um tom, timbre e carácter. Assim que um texto e um tipo são escolhidos, inicia-se uma intercepção de dois fluxos de pensamento, dois sistemas rítmicos, dois conjuntos de hábitos, ou ainda de duas personalidades. Não é preciso que elas vivam juntas e contentes para sempre, mas, de um modo geral, não convém partir de uma relação conflituosa. (BRINGHURST, 1992, p.28 e 29) O presente relatório consiste num estudo de caso sobre a cultura visual das ruas da cidade de Madrid. Divide-se em duas partes distintas, uma primeira, que consiste num enquadramento histórico, social, cultural e geográfico da capital referida, na perspectiva de entendermos como os artefactos visuais desta cidade a enriquecem, permitindo aos artistas agirem como criadores da identidade. Propomo-nos ainda nesta parte analisar as linguagens tipográficas dos letreiros da cidade escolhida, que é conhecida por “respirar tipografia”, e mostrar a relevância preponderante da tipografia na comunicação deste habitat. Para tal, foi realizado um levantamento fotográfico de alguns letreiros das ruas de Madrid, com o objectivo de mostrar a diversidade tipográfica existente, e por forma a mostrar quais são os materiais, os modos de impressão, e os detalhes estéticos recorrentes, e as respectivas épocas, culturas e histórias em que se enquadram e abrangem. Antes de se analisar estes aspectos, considerou-se ainda pertinente, começar por dar a conhecer o papel dos designers no enriquecimento gráfico e visual de uma cidade, analisar globalmente como os sinais ambientais nos orientam, na percepção e reconhecimento da realidade quotidiana, e também distinguir os que são meramente funcionais, dos que representam quase exclusivamente, uma função estética. Na segunda parte, faz-se uma breve descrição do trabalho realizado durante os seis meses de estágio curricular nas revistas Vanidad, SL e View of the times, em Madrid. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201823640 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13644 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Tipografia | pt_PT |
dc.subject | Sinalética | pt_PT |
dc.subject | Letreiros | pt_PT |
dc.subject | Ergonomia de comunicação | pt_PT |
dc.subject | Design estratégico | pt_PT |
dc.title | A voz da tipografia: estudo de caso da cultura visual nas ruas de Madrid | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Design Editorial | pt_PT |
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