Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
51.52 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este é o começo, o meio e o fim da prática de tipografia: escolha e use os tipos com
sensibilidade e inteligência. Assim como as palavras, as letras tem um tom, timbre
e carácter. Assim que um texto e um tipo são escolhidos, inicia-se uma intercepção
de dois fluxos de pensamento, dois sistemas rítmicos, dois conjuntos de hábitos, ou
ainda de duas personalidades. Não é preciso que elas vivam juntas e contentes para
sempre, mas, de um modo geral, não convém partir de uma relação conflituosa.
(BRINGHURST, 1992, p.28 e 29)
O presente relatório consiste num estudo de caso sobre a cultura visual das
ruas da cidade de Madrid. Divide-se em duas partes distintas, uma primeira,
que consiste num enquadramento histórico, social, cultural e geográfico da
capital referida, na perspectiva de entendermos como os artefactos visuais
desta cidade a enriquecem, permitindo aos artistas agirem como criadores
da identidade. Propomo-nos ainda nesta parte analisar as linguagens tipográficas
dos letreiros da cidade escolhida, que é conhecida por “respirar
tipografia”, e mostrar a relevância preponderante da tipografia na comunicação
deste habitat. Para tal, foi realizado um levantamento fotográfico de
alguns letreiros das ruas de Madrid, com o objectivo de mostrar a diversidade
tipográfica existente, e por forma a mostrar quais são os materiais, os modos
de impressão, e os detalhes estéticos recorrentes, e as respectivas épocas,
culturas e histórias em que se enquadram e abrangem.
Antes de se analisar estes aspectos, considerou-se ainda pertinente, começar
por dar a conhecer o papel dos designers no enriquecimento gráfico
e visual de uma cidade, analisar globalmente como os sinais ambientais
nos orientam, na percepção e reconhecimento da realidade quotidiana, e
também distinguir os que são meramente funcionais, dos que representam
quase exclusivamente, uma função estética.
Na segunda parte, faz-se uma breve descrição do trabalho realizado
durante os seis meses de estágio curricular nas revistas Vanidad, SL e View of
the times, em Madrid.
Description
Keywords
Tipografia Sinalética Letreiros Ergonomia de comunicação Design estratégico