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Barbie na prateleira: investigando a cultura de consumo da marca Barbie

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorOliveira, Paula Gois de
dc.date.accessioned2024-08-06T13:34:48Z
dc.date.available2024-08-06T13:34:48Z
dc.date.issued2024-07-08
dc.description.abstractQuem nunca ouviu falar da marca Barbie? É um desafio para qualquer marca se manter reconhecida no mercado com consistência e inovação, esta tese aborda o reposicionamento da marca Barbie, que, após décadas de perpetuação de estereótipos de gênero e padrões de beleza irreais, enfrenta críticas e obstáculos significativos. O lançamento do filme "Barbie" em 2023 representa uma tentativa estratégica de alinhar a marca aos valores contemporâneos de diversidade, inclusão e empoderamento feminino. Quem disse que uma boneca não pode mudar? O estudo visa avaliar a percepção da geração Z antes e depois do lançamento do filme. A análise revela como essa mudança de imagem foi recebida e se a Barbie conseguiu, de fato, romper com os estereótipos do passado. Isso oferece uma visão crítica sobre como a percepção da marca afeta a cultura de consumo através de abordagens de marketing e comunicação utilizadas. Além disso, a tese examina a recepção do feminismo promovido pela Barbie entre os jovens. Em um cenário onde o empoderamento feminino e a igualdade de gênero são tópicos centrais, principalmente em uma sociedade patriarcal. Entender como essa mensagem é interpretada pela geração Z é fundamental, ajudando a aprimorar estratégias de marca que não apenas atraem consumidores, mas também promovem mudanças sociais positivas. buscam se manter relevantes em um mercado global em constante evolução.pt_PT
dc.identifier.tid203671724pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51516
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBarbiept_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.subjectReposicionamentopt_PT
dc.subjectFeminismopt_PT
dc.subjectPercepçãopt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.titleBarbie na prateleira: investigando a cultura de consumo da marca Barbiept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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