Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
422.71 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No atual panorama didático do texto literário no ensino básico, e graças às novas orientações
curriculares neste âmbito, começam a (re)ganhar força os dispositivos e estratégias que
aproveitam os recursos da intertextualidade em contexto letivo. O atual Programa de
Português inclui uma clara menção a este procedimento de leitura para o 2º CEB. Estas
orientações são posteriormente vincadas no programa do 3º CEB, onde se salientam os
benefícios de “Interpretar várias modalidades e relações de intertextualidade”. Ora, em função
destas coordenadas programáticas e, após um breve recorte teórico do conceito de
intertextualidade, adiantamos uma proposta para o 2º CEB. Acreditamos que estes ensaios
didáticos em torno da intertextualidade poderão ilustrar as potencialidades dos textos
literários face a outros materiais que concorrem para a aprendizagem da leitura.
Description
Keywords
Leitura intertextualidade ensino da literatura leitura no 2º CEB. Reading intertextuality literature teaching reading instruction
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra