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Qualidade do ar interior em laboratórios de aulas

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Maria da Conceição, 1974-
dc.contributor.advisorLoureiro, António José Pereira, 1989-
dc.contributor.advisorFigueiredo, João Paulo de, 1974-
dc.contributor.authorCarvalho, João Maria Montezuma de
dc.date.accessioned2021-01-04T16:05:53Z
dc.date.available2021-01-04T16:05:53Z
dc.date.issued2020-02-10
dc.date.submitted2019-12-30
dc.description.abstractOs laboratórios de ensino são espaços com características específicas, onde são manuseados equipamentos, produtos químicos, agentes biológicos e produtos radioativos que comportam risco para a saúde. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar a exposição ocupacional dos trabalhadores e estudantes que utilizam os laboratórios de um estabelecimento de ensino superior aos poluentes do ar interior e verificar qual a prevalência de sintomas/doenças nestas pessoas. A amostragem foi não probabilística quanto ao tipo e por conveniência quanto à técnica. A amostra foi constituída por 4 laboratórios pertencentes a um estabelecimento de ensino superior. Foram administrados inquéritos aos trabalhadores docentes, não docentes e estudantes, e avaliada a qualidade do ar, bem como os níveis de temperatura e humidade relativa. Os dados foram tratados através do software estatístico IBM SPSS versão 26.0. A interpretação dos testes estatísticos foi realizada com base no nível de significância de p<0,05, com intervalo de confiança de 95%. Os resultados deste estudo evidenciam a concentração de poluentes atmosféricos, designadamente, COV, CH2O e material particulado (PM2.5 e PM10), acima do limiar de proteção. Os sintomas/doenças com maior prevalência foram dores de cabeça, alergias, crise de espirros, irritações das mucosas, secura dos olhos e pele. Verificámos que 39,4% dos ocupantes dos laboratórios que percecionaram sintomas associados à Síndrome do Edifício Doente, deixaram de os manifestar quando se deslocavam para o exterior. Com os resultados obtidos neste estudo, conclui-se que é necessário adotar medidas para melhorar a qualidade do ar interior em laboratórios de ensino. A qualidade do ar interior dos laboratórios deve ser avaliada periodicamente para garantir que trabalhadores e estudantes não estão expostos a condições de risco para a sua saúde. É importante intervir, realizando ações que tenham como finalidade preservar e melhorar a qualidade do ar, de modo a evitar que os poluentes atmosféricos atinjam concentrações que possam colocar em risco a saúde dos trabalhadores e estudantes.pt_PT
dc.identifier.tid202635260
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/34564
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectQualidade do ar interiorpt_PT
dc.subjectPoluentes atmosféricospt_PT
dc.subjectLaboratórios de ensinopt_PT
dc.subjectSaúde ocupacionalpt_PT
dc.titleQualidade do ar interior em laboratórios de aulaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Segurança e Saúde do Trabalhopt_PT

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