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Papel do marketing político na participação eleitoral na geração z: Um estudo comparativo do consumo político entre votantes e abstencionistas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMena, Ricardo
dc.contributor.authorMadureira, Daniel Filipe Carvalho
dc.date.accessioned2022-05-13T09:10:29Z
dc.date.available2022-05-13T09:10:29Z
dc.date.issued2022-04-29
dc.description.abstractA expressão de que o maior partido em Portugal é o partido da abstenção, está cada vez mais em voga e tem sido a realidade patente nos últimos atos eleitorais. Estima-se que os jovens sejam os principais responsáveis e representem a maior porção da abstenção, apesar de não existirem meios concretos que o possam afirmar. Nesse sentido, desenvolveu-se uma investigação que visa fornecer insights aos decisores políticos, relativamente às características e comportamentos políticos da Geração Z, oferecendo pontos de partida para a definição de estratégias de marketing direcionadas a este segmento. Para isso, realizou-se um estudo através de uma metodologia quantitativa de natureza aplicada e do tipo descritiva, através de um método dedutivo. Assim, adotou-se uma amostragem não probabilística por quotas e por bola de neve, que foi materializada através de um inquérito por questionário aplicado a 300 jovens pertencentes à Geração Z com idade legal para ter votado nas eleições legislativas de 2019 (entre os 19 e 26 anos) e com residência fixa em Portugal Continental. Com isto, concluiu-se que o perfil sociodemográfico dos abstencionistas pertencentes à Geração Z assentou essencialmente em indivíduos residentes em zonas do interior do país e sem um posicionamento político definido. Denotou-se também que políticas relacionadas com questões de assédio sexual explicavam positivamente a participação eleitoral, assim como a influência positiva dos líderes de opinião. Contrariamente, as sondagens constataram-se como meios de influência negativa na participação eleitoral. Por fim, verificou-se que as medidas institucionais de combate à abstenção de introdução de eleições simultâneas e do voto alargado reuniram uma opinião mais positiva juntos dos abstencionistas. Diversamente, as medidas da introdução do voto obrigatório e do voto antecipado e em mobilidade, reuniram opiniões mais negativas por parte dos abstencionistas.pt_PT
dc.identifier.tid203009380pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40542
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Políticopt_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.subjectAbstençãopt_PT
dc.subjectParticipação Eleitoralpt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectVotopt_PT
dc.titlePapel do marketing político na participação eleitoral na geração z: Um estudo comparativo do consumo político entre votantes e abstencionistaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameGestão de Marketingpt_PT

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