Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A perceção dos gerentes, como cliente interno, sobre o processo de recrutamento e seleção numa empresa do setor da restauração

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Lígia Santos_05-12-2016.pdf1.01 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O objetivo deste estudo foi analisar a perceção dos Gerentes, como cliente interno, sobre o processo de recrutamento e seleção numa empresa do setor da restauração. Pretende-se em concreto conhecer a perceção sobre o conhecimento, a participação e a satisfação que estes profissionais têm em relação ao processo de recrutamento e seleção prestado pelo Departamento de Recrutamento e Seleção da empresa. Os resultados obtidos neste estudo indicam que os Gerentes dos restaurantes apresentam níveis diferenciados em relação ao conhecimento, à participação e à satisfação. As perceções mais baixas verificam-se na participação no processo de recrutamento e seleção, no que concerne à satisfação estes profissionais têm níveis médios nesta categoria e no que respeita ao conhecimento, verificaram-se os níveis mais altos. Os resultados sugerem que em relação ao conhecimento, a empresa deve melhorar quanto ao fornecimento de informação que concede aos Gerentes dos restaurantes sobre os candidatos selecionados, na categoria participação, a empresa deve envolver os Gerentes no processo de seleção desde o início e em todas as etapas, e na categoria satisfação, deve melhorar na seleção dos candidatos, para que estes se adaptem às suas novas funções e deverá facilitar a carga burocrática do processo.
The objective of this study was analyze the perception of the managers, as internal customer, about the process of recruiting and selecting a company in the catering sector. It is intended in particular to know the perception about the knowledge, participation and satisfaction that these professionals have in relation to the recruitment and selection process provided by the Department of Human Resource Management. The results obtained in this study indicate that the restaurant managers present differentiated levels in the three analyzed aspects, knowledge, participation and satisfaction about the personnel selection process. The lowest perceptions occurring in the participation, as far as satisfaction is concerned, these professionals have average levels in this category and in terms of knowledge, the highest levels were found. The results suggest that in the knowledge the company should improve in relation to the information provided to the restaurant managers on the selected candidates, in the participation, the company should involve the managers in the selection process from the beginning and in all. The stages in the satisfaction should improve the selection of candidates so that they adapt to their new roles and should facilitate the bureaucratic burden of the process.

Description

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Keywords

Processo de recrutamento e seleção Mercado de trabalho Clientes internos Recruitment and selection process Labor market Internal clients

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais

CC License