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As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita

dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
dc.contributor.advisorNeves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
dc.contributor.advisorXavier, Lola Geraldes, 1973-
dc.contributor.authorCardoso, Ludgero Nuno Soares
dc.date.accessioned2017-06-16T11:12:55Z
dc.date.available2017-06-16T11:12:55Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente documento, desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática Educativa do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e em 2.º CEB. Neste relatório evidenciam-se as dimensões experienciadas em cada um dos estágios referidos: descritiva, reflexiva e investigativa. A construção deste trabalho exigiu uma divisão em três partes. Na parte I é apresentada uma investigação feita através da análise de dados recolhidos por entrevista numa turma do 1.º ano de escolaridade. A investigação teve como objetivo descobrir se os alunos que têm experiências de pré-leitura mais ricas são também aqueles que apresentam mais facilidade nas atividades iniciais de leitura e escrita. Conclui-se que a variedade de sítios em que a leitura ocorre e número de pessoas diferentes que leem à volta das crianças não têm maior influência no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, do que a regularidade com que as crianças ouvem alguém ler e a reflexão que fazem sobre essas leituras e os ensinamentos que advém dela. As partes II e III dizem respeito às experiências de ensino vivenciadas no contexto do 1.º e 2.º CEB, respetivamente. Tendo em conta o contexto de intervenção, também descrito neste documento, são fundamentadas as experiências pedagógicas, bem como reflexões em torno das mesmas. No 2.º CEB, a prática letiva foi desenvolvida nas seguintes áreas disciplinares: Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais. Por fim, na parte IV, reflete-se sobre a iniciação à prática profissional durante este período de formação, baseada nas experiências adquiridas em ambos os Ciclos do Ensino Básico.pt_PT
dc.identifier.tid201700549pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18545
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExperiências de Pré-Leiturapt_PT
dc.subjectAtividades Iniciais de Leitura e Escritapt_PT
dc.subjectConceções da Funcionalidade da Linguagem Escritapt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectAprendizagenspt_PT
dc.titleAs conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escritapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

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