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As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita
dc.contributor.advisor | Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- | |
dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- | |
dc.contributor.advisor | Xavier, Lola Geraldes, 1973- | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ludgero Nuno Soares | |
dc.date.accessioned | 2017-06-16T11:12:55Z | |
dc.date.available | 2017-06-16T11:12:55Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente documento, desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática Educativa do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e em 2.º CEB. Neste relatório evidenciam-se as dimensões experienciadas em cada um dos estágios referidos: descritiva, reflexiva e investigativa. A construção deste trabalho exigiu uma divisão em três partes. Na parte I é apresentada uma investigação feita através da análise de dados recolhidos por entrevista numa turma do 1.º ano de escolaridade. A investigação teve como objetivo descobrir se os alunos que têm experiências de pré-leitura mais ricas são também aqueles que apresentam mais facilidade nas atividades iniciais de leitura e escrita. Conclui-se que a variedade de sítios em que a leitura ocorre e número de pessoas diferentes que leem à volta das crianças não têm maior influência no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, do que a regularidade com que as crianças ouvem alguém ler e a reflexão que fazem sobre essas leituras e os ensinamentos que advém dela. As partes II e III dizem respeito às experiências de ensino vivenciadas no contexto do 1.º e 2.º CEB, respetivamente. Tendo em conta o contexto de intervenção, também descrito neste documento, são fundamentadas as experiências pedagógicas, bem como reflexões em torno das mesmas. No 2.º CEB, a prática letiva foi desenvolvida nas seguintes áreas disciplinares: Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais. Por fim, na parte IV, reflete-se sobre a iniciação à prática profissional durante este período de formação, baseada nas experiências adquiridas em ambos os Ciclos do Ensino Básico. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201700549 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18545 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Experiências de Pré-Leitura | pt_PT |
dc.subject | Atividades Iniciais de Leitura e Escrita | pt_PT |
dc.subject | Conceções da Funcionalidade da Linguagem Escrita | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens | pt_PT |
dc.title | As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |