Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As conceções das crianças acerca da funcionalidade da linguagem escrita e a predisposição para o domínio da leitura e da escrita

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LUDGERO_CARDOSO.pdf1.99 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento, desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática Educativa do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra, visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido nos estágios supervisionados em 1.º e em 2.º CEB. Neste relatório evidenciam-se as dimensões experienciadas em cada um dos estágios referidos: descritiva, reflexiva e investigativa. A construção deste trabalho exigiu uma divisão em três partes. Na parte I é apresentada uma investigação feita através da análise de dados recolhidos por entrevista numa turma do 1.º ano de escolaridade. A investigação teve como objetivo descobrir se os alunos que têm experiências de pré-leitura mais ricas são também aqueles que apresentam mais facilidade nas atividades iniciais de leitura e escrita. Conclui-se que a variedade de sítios em que a leitura ocorre e número de pessoas diferentes que leem à volta das crianças não têm maior influência no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, do que a regularidade com que as crianças ouvem alguém ler e a reflexão que fazem sobre essas leituras e os ensinamentos que advém dela. As partes II e III dizem respeito às experiências de ensino vivenciadas no contexto do 1.º e 2.º CEB, respetivamente. Tendo em conta o contexto de intervenção, também descrito neste documento, são fundamentadas as experiências pedagógicas, bem como reflexões em torno das mesmas. No 2.º CEB, a prática letiva foi desenvolvida nas seguintes áreas disciplinares: Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais. Por fim, na parte IV, reflete-se sobre a iniciação à prática profissional durante este período de formação, baseada nas experiências adquiridas em ambos os Ciclos do Ensino Básico.

Description

Keywords

Experiências de Pré-Leitura Atividades Iniciais de Leitura e Escrita Conceções da Funcionalidade da Linguagem Escrita Prática Pedagógica Aprendizagens

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue