Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.38 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório visa apresentar e discutir práticas pedagógicas acerca da
sensibilização para a leitura e abordagem à escrita no âmbito do Ensino Pré-Escolar, a
importância de comunicar com as crianças e a promover o seu desenvolvimento em
relação à linguagem oral e escrita.
Com este estudo, pretende-se alargar o conhecimento e as práticas de
intervenção pedagógica no que toca às estratégias de leitura e abordagem à escrita,
nomeadamente, o desenvolvimento do vocabulário do grupo de crianças com idades
compreendidas entre os 5 e os 6 anos, a motivação para a leitura, a consulta
autónoma de livros e a comunicação entre pares.
A partir de observação direta participante, foram recolhidos dados que
correspondem às práticas institucionais do local de estágio bem como às práticas e
atividades que se teve com o grupo de crianças, no campo da relação à comunicação e
ao gosto por contar e ouvir histórias.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Literacia Linguagem oral Linguagem escrita Literatura infantil Estratégias pedagógicas