Repository logo
 
Publication

A comunicação com clientes

dc.contributor.advisorAndrade, Maria Cláudia Perdigão Silva Mendes, 1971-
dc.contributor.authorBaptista, Diana Rita Aguiar
dc.date.accessioned2016-05-02T09:52:20Z
dc.date.available2016-05-02T09:52:20Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente trabalho constitui-se como um relatório de estágio efetuado numa empresa familiar de Coimbra, que trabalha na área da publicidade e imagem. O estágio teve a duração de quatro meses (entre 10 de Março e 10 de Julho de 2014) e teve como propósito a elaboração de um estudo de caso no âmbito do mestrado em Marketing e Comunicação, na Escola Superior de Educação de Coimbra. O trabalho desenvolvido centrou-se no tema da comunicação com clientes. Depois de uma reflexão bibliográfica sobre as visões dos vários autores especialistas nas áreas estudadas, analisaram-se as diversas técnicas de comunicação externa utilizadas pela empresa, quais os seus pontos fortes, quais os pontos fracos e quais as perspetivas de futuro e oportunidades que poderá explorar. O que se verificou com o recurso à observação direta, recolha documental, entrevista e questionários de satisfação a clientes permitiu perceber que a empresa comunica bastante com os seus clientes através de diversas técnicas. Os pontos fortes encontrados dizem respeito à boa identificação da empresa, dos seus documentos, instalações e merchandising, ao vasto leque de serviços prestados, à sua boa imagem e reputação, e a uma avaliação global positiva por parte dos clientes, assumindo que confiam e recomendam os serviços da 3LM. Os pontos fracos foram, essencialmente, no campo da comunicação externa, na prestação de serviços e o facto de desaproveitarem alguns, na falta de recursos humanos e tempo de resposta às solicitações, bem como na localização da empresa. No final, foram deixadas algumas sugestões sobre ações que a empresa pode tomar para melhorar a sua comunicação externa.pt_PT
dc.identifier.tid201334046
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13432
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectClientelapt_PT
dc.subjectRelações Comerciaispt_PT
dc.subjectComunicação Organizacionalpt_PT
dc.subjectEstudos de Casopt_PT
dc.titleA comunicação com clientespt_PT
dc.title.alternativeum estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DIANA_BAPTISTA.pdf
Size:
2.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: