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A comunicação com clientes

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O presente trabalho constitui-se como um relatório de estágio efetuado numa empresa familiar de Coimbra, que trabalha na área da publicidade e imagem. O estágio teve a duração de quatro meses (entre 10 de Março e 10 de Julho de 2014) e teve como propósito a elaboração de um estudo de caso no âmbito do mestrado em Marketing e Comunicação, na Escola Superior de Educação de Coimbra. O trabalho desenvolvido centrou-se no tema da comunicação com clientes. Depois de uma reflexão bibliográfica sobre as visões dos vários autores especialistas nas áreas estudadas, analisaram-se as diversas técnicas de comunicação externa utilizadas pela empresa, quais os seus pontos fortes, quais os pontos fracos e quais as perspetivas de futuro e oportunidades que poderá explorar. O que se verificou com o recurso à observação direta, recolha documental, entrevista e questionários de satisfação a clientes permitiu perceber que a empresa comunica bastante com os seus clientes através de diversas técnicas. Os pontos fortes encontrados dizem respeito à boa identificação da empresa, dos seus documentos, instalações e merchandising, ao vasto leque de serviços prestados, à sua boa imagem e reputação, e a uma avaliação global positiva por parte dos clientes, assumindo que confiam e recomendam os serviços da 3LM. Os pontos fracos foram, essencialmente, no campo da comunicação externa, na prestação de serviços e o facto de desaproveitarem alguns, na falta de recursos humanos e tempo de resposta às solicitações, bem como na localização da empresa. No final, foram deixadas algumas sugestões sobre ações que a empresa pode tomar para melhorar a sua comunicação externa.

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Clientela Relações Comerciais Comunicação Organizacional Estudos de Caso

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