Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
12.83 MB | Adobe PDF |
Authors
Oliveira, Sara
Advisor(s)
Abstract(s)
Da inspiração à compra: IKEA um modelo de sucesso é um
estudo sobre a relação e importância do design de interiores na
experiência de loja dos consumidores IKEA, que parte da
hipótese de que o design de interiores é o elemento diferenciador
dos espaços comerciais IKEA face à concorrência. O objetivo é
refletir sobre a importância do papel do design de interiores na
elaboração projetual de espaços comerciais na área do mobiliário
e decoração, e de que forma, pode ou não, coabitar com outras
disciplinas como o visual merchandising.
Tendo como caso de estudo a marca IKEA, pretende-se
perceber qual o impacto que a humanização dos espaços
comerciais, que representam ambientes habitacionais, têm na
experiência em loja dos seus consumidores. Partindo do princípio
que os conceitos de espaço habitacional e espaço comercial
divergem, no sentido em que o primeiro se perceciona como um
espaço privado e, o segundo, por sua vez, como um espaço
público, a conceção de um ambiente habitacional dentro de um
espaço comercial torna-se algo desafiante. No entanto, através
da integração de um estágio curricular na equipa de design de
interiores da loja IKEA Braga, é possível estudar e observar, in
loco, que o sucesso da experiência em lojas IKEA depende do
equilíbrio entre a sensação dos clientes se sentirem em casa -
espaço privado - versus num espaço comercial - espaço público.
Resumindo, este é um estudo sobre o impacto do design
de interiores em espaços comerciais direcionados para a venda
de artigos para o lar, e consequentemente sobre a experiência de
compra. Com o objetivo de consciencializar os projetistas para a
importância desta problemática.
O papel do designer de interiores nesta tipologia de
intervenção, baseada num conceito de "inspiração centrada no
cliente", é fundamental. Uma vez que estes conceitos e ideias
vão ser reproduzidos e adaptados por centenas e até milhares de
consumidores nas suas casas. Neste sentido, o designer de
interiores tem de estar consciente do impacto direto - e
responsabilidade - que possui no estilo de vida da sociedade na
qual está inserido. Este deve preocupar-se com o seu bem-estar
e qualidade de vida, para melhor projetar o seu futuro com ideias
e conceitos inovadores que simultaneamente permitam ao
cliente adaptar a "inspiração" com flexibilidade e criatividade às
suas circunstâncias particulares.
Description
Keywords
IKEA Design de Interiores Inspiração Experiência Consumidor