Repository logo
 
Publication

INTER-RELAÇÕES ENTRE A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O IMPACTO NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA

dc.contributor.authorPereira Dos Santos, Magda
dc.contributor.authorDe Lima Rio, Aline Cristina
dc.contributor.authorGervásio De Almeida, Emerson
dc.date.accessioned2023-12-31T13:29:59Z
dc.date.available2023-12-31T13:29:59Z
dc.date.issued2023-12-31
dc.description.abstractO presente estudo objetivou sistematizar o conhecimento científico hodierno a respeito das relações da assistência estudantil no desempenho acadêmico de estudantes em universidades. Como método, utilizou-se a revisão integrativa da literatura, um tipo de estudo bibliográfico. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), do Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e da Web of Science, locais dos quais foram extraídos artigos acadêmicos, publicados entre 2018 e 2022, por intermédio de um descritor controlado e de palavras-chave – Student Assistance and performance and Universities. Encontrou-se sete artigos sobre o tema. Os resultados demonstraram a associação entre insegurança alimentar, apoio pedagógico e psicológico, assistência estudantil e desempenho acadêmico. Considera-se que as instituições de ensino que oferecem, de modo direto ou indireto, suporte aos estudantes apresentam índices de desempenho acadêmico mais elevados, enquanto as universidades que não proporcionam tal assistência evidenciam a necessidade de proposição e de oferta desses recursos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps//doi.org/10.58086/z4x1-ra58pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48620
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPGAYApt_PT
dc.subjectdesempenho acadêmico; assistência estudantil; ensino superior; universidades.pt_PT
dc.titleINTER-RELAÇÕES ENTRE A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O IMPACTO NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVApt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVila Nova de Gaiapt_PT
oaire.citation.endPage52pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage39pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Psicologia, Educação e Culturapt_PT
oaire.citation.volume27pt_PT
person.familyNamePereira dos Santos
person.familyNamede Lima Rio
person.familyNameGervásio de Almeida
person.givenNameMagda
person.givenNameAline Cristina
person.givenNameEmerson
person.identifier.orcid0009-0003-3519-4781
person.identifier.orcid0009-0005-7574-7939
person.identifier.orcid0000-0003-0875-1995
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8fe4d5e9-485c-49a3-8303-28f0f4f63a9c
relation.isAuthorOfPublication815c9b2c-c97a-4401-b270-0b5aa1879ae0
relation.isAuthorOfPublication87a68d92-819a-42db-aa42-13f932710991
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery87a68d92-819a-42db-aa42-13f932710991

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PEC dezembro de 2023-39-52.pdf
Size:
1.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: