Repository logo
 
Publication

O agir profissional do assistente social: um estudo de caso num agrupamento de escolas TEIP

datacite.subject.fosServiço socialpt_PT
dc.contributor.advisorGranja, Berta
dc.contributor.authorGomes, Joana Alexandra Marques
dc.date.accessioned2016-04-27T14:37:45Z
dc.date.available2016-04-27T14:37:45Z
dc.date.issued2016-04-06
dc.date.submitted2015-12
dc.description.abstractA presente dissertação resulta de uma reflexão crítica sobre a prática profissional dos assistentes sociais num Agrupamento de Escolas TEIP. Pretende-se descrever, problematizar e analisar criticamente o exercício profissional junto de alunos do ensino básico e secundário, das suas famílias, contexto escolar e comunitário, bem como a política social em que se inscreve, dirigida para o processo educativo num TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) e sua articulação com os outros actores profissionais da escola, docentes e não docentes, bem como com a equipa multidisciplinar afeta ao TEIP. De acordo com o plano de melhoria do agrupamento de escolas, os objetivos a atingir são: a diminuição do abandono e absentismo escolar, e a melhoria dos resultados escolares essencialmente junto de crianças e famílias de cultura cigana, grupo étnico representativo do contexto sócio geográfico do Agrupamento de Escolas. Apresentam-se os problemas identificados e os respetivos processos de trabalho do serviço social para enfrentar esses problemas, que se desenvolvem no centro das relações que se tecem no contexto escolar e comunitário, nomeadamente na sua relação com os alunos e alunas, direção, corpo docente e não docente do agrupamento, com a equipa multidisciplinar do TEIP, com as familias, com os parceiros e com os agentes políticos locais. São apresentados os resultados da intervenção social realizada no contexto escolar para as crianças deste grupo étnico, bem como as mudanças institucionais e alterações nas representações, disposições relativamente ao processo educativo, nas condições objectivas de vida e ligação à escola na comunidade cigana e não cigana que resultaram do trabalho de mediação e sua articulação com outros sistemas sociais. Por fim, também se abordará de forma conclusiva quais, os desafios que se colocam aos profissionais de serviço social nos contextos escolares com as mesmas características.pt_PT
dc.identifier.tid201136880
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13331
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiganospt_PT
dc.subjectExclusão socialpt_PT
dc.subjectAbandono escolarpt_PT
dc.subjectAbsentismo escolarpt_PT
dc.subjectServiço socialpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.titleO agir profissional do assistente social: um estudo de caso num agrupamento de escolas TEIPpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Serviço Social do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Joana Alexandra Marques Gomes.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: