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Mulheres e raparigas: um estudo dos sentidos de gênero no Instagram das telenovelas Fuzuê e Flor sem tempo

dc.contributor.advisorGuimarães, Adriana Mello
dc.contributor.advisorConrad, Kalliandra Quevedo
dc.contributor.authorGieler, Giulia Goldoni
dc.date.accessioned2025-07-07T11:35:43Z
dc.date.available2025-07-07T11:35:43Z
dc.date.issued2024-11-19
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo geral compreender quais os sentidos de "mulher" que são reproduzidos nas apresentações das protagonistas das telenovelas Fuzuê do Brasil e Flor sem tempo de Portugal, a partir das publicações de pré-lançamento no Instagram. Os objetivos específicos são: 1) analisar as publicações relacionadas com às protagonistas com base em categorias pré-estabelecidas; 2) identificar se existe algum padrão nas publicações; e 3) comparar os sentidos de “mulher” reproduzidos nas publicações de pré-lançamento entre as telenovelas no Instagram. A metodologia seguiu um percurso de 6 etapas, sendo elas: (1) pré-análise, (2) codificação (3) pesquisa prévia (4) tabela temática (5) categorias de análise e (6) interpretação de dados. Como resultado, destacamos que os sentidos de "mulher" nas telenovelas são diversos, conforme evidenciado pelas categorias finais de gênero e racismo estrutural. Há um entrelaçamento entre papéis tradicionais, como mãe, esposa e mulher do lar, e papéis de mulheres trabalhadoras, independentes e que sabem o que querem. Esses sentidos tanto reforçam padrões sociais quanto os desafiam dependendo do contexto cultural e da narrativa de cada trama.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation has the general objective of understanding which meanings of “woman” are reproduced in the presentations of the protagonists of the soap opera Fuzuê from Brazil and Flor sem tempo from Portugal, based on their pre-launch posts on Instagram. The specific goals are 1) to analyze the posts related to the protagonists based on pre-established categories; 2) to identify whether there is any pattern in the posts; and 3) to compare the meanings of “woman” reproduced in the pre-launch posts between the soap opera on Instagram. The methodology followed a 6-stage path: (1) pre-analysis, (2) coding (3) prior research (4) thematic table (5) analysis categories and (6) data interpretation. As a result, we highlight that the meanings of “woman” in soap opera are diverse, as evidenced by the final categories of gender and structural racism. There is an intertwining between traditional roles, such as mother, wife and housewife, and roles of working women who are independent and know what they want. These meanings both reinforce social standards and challenge them, depending on the cultural context and narrative of each plot.pt_PT
dc.identifier.tid203965523
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58040
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjecttelenovelapt_PT
dc.subjectgêneropt_PT
dc.subjectracismopt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.subjectanálise de conteúdopt_PT
dc.subjectsoap operapt_PT
dc.subjectgenderpt_PT
dc.subjectracismpt_PT
dc.subjectcontent analysispt_PT
dc.titleMulheres e raparigas: um estudo dos sentidos de gênero no Instagram das telenovelas Fuzuê e Flor sem tempopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Média e Sociedadept_PT

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