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Advisor(s)
Abstract(s)
O benchmarking, ao longo dos últimos trinta anos, tem sido reconhecido como uma
iniciativa para a melhoria contínua dos processos e mais amplamente, por contribuir para a
excelência do negócio nas organizações. Nestas, as principais causas dos desajustes de
desempenho, poderão estar ligadas ao desconhecimento das melhores práticas existentes em
cada sector de actividade, para explicar as variações que ocorrem ao longo do processo de
negócio. Estas variações, no caso de não existirem comparações, não serão tão profundamente
analisadas, como as que tiverem padrões de comparação. Assim, para melhorar o
desempenho, as melhores práticas têm de ser comparadas, incorporadas e monitorizadas nas
organizações. Tendo em vista esta problemática, e de como incrementar o desempenho na
internacionalização das empresas, é objectivo deste artigo apresentar e verificar a utilização
do benchmarking e da sua importância no processo de internacionalização das PME, através
de estudo de casos. O estudo apresenta resultados, que contribuem para a identificar o que as
empresas utilizam para decidir da sua internacionalização e, nomeadamente sobre a utilização
ou não do benchmarking. Nesse sentido, concluí-se que a utilização pelas empresas de
benchmarking, é do tipo informal, derivado em parte da utilização das redes de contactos, na
comparação dos níveis de eficiência dos recursos envolvidos. Ao nível da estratégia de
marketing ligada à internacionalização, concluíu-se que esta é claramente orientada para o
mercado, apesar de se verificar, a existência de limitações em relação às capacidades de
marketing na maioria das empresas estudadas.
Description
Comunicação apresentada no IV Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia
Keywords
Benchmarking Desempenho Melhoria contínua Vantagem competitiva Internacionalização