Repository logo
 
Publication

Será o benchmarking um instrumento estratégico de internacionalização?

dc.contributor.authorAlmeida, António Fernando de
dc.contributor.authorDominguinhos, Pedro
dc.date.accessioned2013-05-27T19:04:48Z
dc.date.available2013-05-27T19:04:48Z
dc.date.issued2012-11-13
dc.descriptionComunicação apresentada no IV Encontro Luso-Brasileiro de Estratégiapor
dc.description.abstractO benchmarking, ao longo dos últimos trinta anos, tem sido reconhecido como uma iniciativa para a melhoria contínua dos processos e mais amplamente, por contribuir para a excelência do negócio nas organizações. Nestas, as principais causas dos desajustes de desempenho, poderão estar ligadas ao desconhecimento das melhores práticas existentes em cada sector de actividade, para explicar as variações que ocorrem ao longo do processo de negócio. Estas variações, no caso de não existirem comparações, não serão tão profundamente analisadas, como as que tiverem padrões de comparação. Assim, para melhorar o desempenho, as melhores práticas têm de ser comparadas, incorporadas e monitorizadas nas organizações. Tendo em vista esta problemática, e de como incrementar o desempenho na internacionalização das empresas, é objectivo deste artigo apresentar e verificar a utilização do benchmarking e da sua importância no processo de internacionalização das PME, através de estudo de casos. O estudo apresenta resultados, que contribuem para a identificar o que as empresas utilizam para decidir da sua internacionalização e, nomeadamente sobre a utilização ou não do benchmarking. Nesse sentido, concluí-se que a utilização pelas empresas de benchmarking, é do tipo informal, derivado em parte da utilização das redes de contactos, na comparação dos níveis de eficiência dos recursos envolvidos. Ao nível da estratégia de marketing ligada à internacionalização, concluíu-se que esta é claramente orientada para o mercado, apesar de se verificar, a existência de limitações em relação às capacidades de marketing na maioria das empresas estudadas.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4285
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectBenchmarkingpor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectMelhoria contínuapor
dc.subjectVantagem competitivapor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.titleSerá o benchmarking um instrumento estratégico de internacionalização?por
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.titleIV Encontro Luso-Brasileiro de Estratégiapor
person.identifier.ciencia-id9F1C-DD8B-4C63
person.identifier.orcid0000-0002-1925-3599
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication4dcdd149-9f78-4864-88ea-fbb358310930
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4dcdd149-9f78-4864-88ea-fbb358310930

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Paper_encontro_luso_brasileiro_estrategia_iscte_2012 FINAL identificado.pdf
Size:
367.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: