Repository logo
 
Publication

Sistema de apoio ao desempenho de atletas em ambiente de treino e competição

dc.contributor.advisorPestana, Gabriel
dc.contributor.authorGuimarães, José Maria Teixeira Mendes de Vasconcelos
dc.date.accessioned2020-06-03T11:25:02Z
dc.date.available2020-06-03T11:25:02Z
dc.date.issued2020-02
dc.description.abstractO projecto insere-se na temática dos smartwatches e aplicações mobile, combinado com desportos náuticos de alta competição (surf, bodyboard, vela, windsurf, kitesurf, etc.), com especial incidência no mercado do surf para treino de atletas de alta competição. As competições estudadas estão relacionadas com os dois campeonatos mais representativos, ou seja, atletas inscritos na competição World Surf League (WSL), e atletas em competição no World Championship Tour: World Circuit Tour (WCT) ou atletas inscritos num processo de qualificação ao WCT e que estão inscritos no World Qualifying Series (WQS). Neste nível de competição, o atleta tem necessidade de uma comunicação direta com o seu treinador e de obter informação sobre o seu desempenho, nomeadamente informação sobre a pontuação obtida na execução da onda. Cenário frequente em ambiente de competição, visto que o atleta no mar não consegue ouvir o speaker da competição que está em terra; obter instruções de correção técnica de manobras efectuadas em ondas anteriores; activar mensagens de alerta, por exemplo, para troca de prancha ou para comunicar uma lesão ou dor muscular. Um atleta de alto rendimento requer um acompanhamento pormenorizado no tipo de treino que tem de realizar. Isto significa que a solução endereça duas vistas (ou módulos funcionais). A vista para ambiente de competição, onde o atleta e a equipa técnica poderão partilhar informação sobre o desempenho e estado do atleta. Apoio ao atleta que está no mar, nomeadamente para receber instruções técnicas do treinador que está em terra, num ponto de observação, a analisar o desempenho do atleta. Permitir à equipa técnica monitoriza estados de ansiedade do atleta. A vista para ambiente de treino, onde o treinador poderá configurar um plano de treino (i.e., sequências de actividades a realizar pelo atleta num determinado período), proceder a um acompanhamento personalizado da evolução da condição física do atleta bem como dispor de dados para uma monitorização do cumprimento do plano de treinos.pt_PT
dc.description.abstractThe project presents part of the theme of smartwatches and mobile applications, combined with high competition water sports (surfing, bodyboarding, sailing, windsurfing, kitesurfing, etc.), with a special focus on the surf market and training of high competition athletes. The competitions addressed are related to the two most representative championships, athletes entered in the World Surf League (WSL) competition, and athletes competing in the World Championship Tour: World Circuit Tour (WCT) or in a WCT qualifying process to be made. World Qualifying Series (WQS). Athletes at this level of competition need direct communication with their coaches and information on: wave after wave score and if the athletes are not listening to the competition speaker; know the score to surpass the opponent competitors; correction of technique of maneuvers performed in previous waves by the coach; urgency for board changes or instant injuries. They are athletes who require a more detailed and professional type of training in terms of interaction with their coach. This means that the solution should be designed for two views (or functional modules): Training environment view, only available to athletes and coaching staff officially registered with WQS or WCT. Support to the athlete who is at sea, namely to receive technical instructions from the coach who is at an observation point taking notes and filming what the surfer is doing - objective: to save the athlete from entering and leaving the sea every time new instructions. Monitoring anxiety states before training times compared to competitive moments; A view of the competition environment, where athletes and coaching staff will be able to view the championship data, as well as share with the public and fans public information about the athletes' grades, as well as the respective ranking of the athletes in the competition.pt_PT
dc.identifier.tid202484297pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/32475
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign de Interaçãopt_PT
dc.subjectContext-Awarenesspt_PT
dc.subjectInformation Visualizationpt_PT
dc.subjectUser Centric Designpt_PT
dc.subjectDesign de Serviçospt_PT
dc.titleSistema de apoio ao desempenho de atletas em ambiente de treino e competiçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign de Interaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2019_M-DI_Tese_JoseGuimaraes_Final.pdf
Size:
10.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format