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Sensory Eating Problems Scale (SEPS): adaptação linguística-cultural para português europeu
datacite.subject.fos | Integração Sensorial | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Isabel | |
dc.contributor.author | Rosa, Mónica | |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T16:24:56Z | |
dc.date.available | 2024-03-06T16:24:56Z | |
dc.date.issued | 2023-01-25 | |
dc.description.abstract | Objetivo. Adaptação cultural e linguística para português europeu do instrumento Sensory Eating Problems Scale (SEPS). Metodologia. O processo iniciou-se com a realização de duas traduções independentes, realizadas por dois tradutores bilingue. Desta, originou-se uma versão consensual que foi retro traduzida por outro tradutor bilingue. Não tendo sido encontradas diferenças significativas, a versão de consenso, em português europeu, bem como a versão original, em inglês americano, foram submetidas a análise por um painel de peritos. O painel de peritos foi constituído estritamente por Terapeutas Ocupacionais, com experiência na área da pediatria, formação e experiência em intervenção com Integração Sensorial há mais de quatro anos, que realizaram uma análise da equivalência linguística e semântica dos respetivos itens. Após realizadas as devidas alterações propostas pelo painel de peritos, a versão preliminar da Sensory Eating Problems Scale (SEPS), foi submetida a dois pré testes, um constituído por 17 pais/encarregados de educação que preencheram a escala relativamente às suas crianças neuro típicas e outro pré-teste constituído por seis profissionais da Terapia Ocupacional com formação em Integração Sensorial que analisaram um conjunto de instrumentos preenchidos pelos pais. Destes pré-testes resultaram também sugestões, que originaram alterações. Todas as alterações realizadas ao longo deste processo foram realizadas com recurso a elementos do processo de tradução e a professora orientadora. Por fim, foi obtida a versão final do instrumento Sensory Eating Problems Scale (SEPS) em português europeu. Apresentação e discussão dos resultados. Os dados quantitativos do painel de peritos revelaram que 77% dos mesmos atribuiu a cotação máxima para a tradução dos itens em todo o instrumento, o que se revelou muito positivo. Foi também realizada uma análise qualitativa de conteúdo e sugestões/observações, que resultaram na alteração de 4 em 35 itens analisados no instrumento. Considera-se este resultado também muito positivo, que traduz um enriquecimento da versão em português europeu do instrumento, tendo em conta que o feedback dos peritos inclui conhecimento técnico específico da área em estudo. Na seguinte fase do pré-teste foi também realizada esta análise para os pais/encarregados de educação e para os profissionais de Terapia Ocupacional, resultando em mais duas alterações. Conclusão. Conclui-se que a Sensory Eating Problems Scale (SEPS), foi considerada um instrumento muito útil e de fácil compreensão, mas deixando espaço para sugestões relativamente ao seu conteúdo e estrutura por parte dos pais/encarregados de educação e profissionais de Terapia Ocupacional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203493427 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50174 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Sensory Eating Problems Scale (SEPS) | pt_PT |
dc.subject | Adaptação cultural e linguística | pt_PT |
dc.subject | Terapia ocupacional | pt_PT |
dc.subject | Integração sensorial | pt_PT |
dc.title | Sensory Eating Problems Scale (SEPS): adaptação linguística-cultural para português europeu | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Saúde do Alcoitão | |
thesis.degree.name | Mestrado em Terapia Ocupacional | pt_PT |
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