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- Influential Factors for Hospital Management Maturity Models in a post-Covid-19 scenario - Systematic Literature ReviewPublication . Vargas, Vanessa Bertholdo; Gomes, Jefferson de Oliveira; Fernandes, Priscila Correia; Vallejos, Rolando Vargas; Carvalho, João Vidal deThe importance of Maturity Models in the health area was proven to support, monitor and direct health organizations to better plan and execute to their investments and developments. In this work, two reviews of the literature were collected: one of them focuses on identifying the main maturity models developed in the health area, the similarities, and gaps between them, identifying which are the Influencing Factors and, the other one, is to identify the lessons learned during the Covid-19 pandemic. In a pandemic scenario, the health sectors demonstrated the importance of the resilience, in which health systems had to adapt abruptly, considering physical structures; professional management; patient safety; supply chain and; technologies. Technologies, played an essential role to mitigating the pressure that health systems faced due to the increase in health costs, growth of chronic diseases, population aging, population’s expectation for more personalized health and, added to that, the confrontation of Covid-19 pandemic. In this sense, we identified the lack of maturity models that address the adversities that occurred during the Covid-19 pandemic in health systems for better hospital management and avoid the pressure to which they could be subjected again.
- Sensory Eating Problems Scale (SEPS): adaptação linguística-cultural para português europeuPublication . Rosa, Mónica; Ferreira, IsabelObjetivo. Adaptação cultural e linguística para português europeu do instrumento Sensory Eating Problems Scale (SEPS). Metodologia. O processo iniciou-se com a realização de duas traduções independentes, realizadas por dois tradutores bilingue. Desta, originou-se uma versão consensual que foi retro traduzida por outro tradutor bilingue. Não tendo sido encontradas diferenças significativas, a versão de consenso, em português europeu, bem como a versão original, em inglês americano, foram submetidas a análise por um painel de peritos. O painel de peritos foi constituído estritamente por Terapeutas Ocupacionais, com experiência na área da pediatria, formação e experiência em intervenção com Integração Sensorial há mais de quatro anos, que realizaram uma análise da equivalência linguística e semântica dos respetivos itens. Após realizadas as devidas alterações propostas pelo painel de peritos, a versão preliminar da Sensory Eating Problems Scale (SEPS), foi submetida a dois pré testes, um constituído por 17 pais/encarregados de educação que preencheram a escala relativamente às suas crianças neuro típicas e outro pré-teste constituído por seis profissionais da Terapia Ocupacional com formação em Integração Sensorial que analisaram um conjunto de instrumentos preenchidos pelos pais. Destes pré-testes resultaram também sugestões, que originaram alterações. Todas as alterações realizadas ao longo deste processo foram realizadas com recurso a elementos do processo de tradução e a professora orientadora. Por fim, foi obtida a versão final do instrumento Sensory Eating Problems Scale (SEPS) em português europeu. Apresentação e discussão dos resultados. Os dados quantitativos do painel de peritos revelaram que 77% dos mesmos atribuiu a cotação máxima para a tradução dos itens em todo o instrumento, o que se revelou muito positivo. Foi também realizada uma análise qualitativa de conteúdo e sugestões/observações, que resultaram na alteração de 4 em 35 itens analisados no instrumento. Considera-se este resultado também muito positivo, que traduz um enriquecimento da versão em português europeu do instrumento, tendo em conta que o feedback dos peritos inclui conhecimento técnico específico da área em estudo. Na seguinte fase do pré-teste foi também realizada esta análise para os pais/encarregados de educação e para os profissionais de Terapia Ocupacional, resultando em mais duas alterações. Conclusão. Conclui-se que a Sensory Eating Problems Scale (SEPS), foi considerada um instrumento muito útil e de fácil compreensão, mas deixando espaço para sugestões relativamente ao seu conteúdo e estrutura por parte dos pais/encarregados de educação e profissionais de Terapia Ocupacional.
- As dinâmicas de supervisão pedagógica na relação colaborativa do professor de educação especial com o professor do primeiro ciclo:Publication . Santos, Olga; Gonçalves, Ana CristinaOs conceitos de supervisão pedagógica e de educação inclusiva têm vindo a aumentar a sua abrangência, adaptando-se às mudanças sentidas na sociedade e concomitantemente nas escolas introduzidas por alterações legislativas e de práticas. As mudanças requerem uma renovação da profissionalidade docente. A investigação resultou da vontade da investigadora, enquanto professora de educação especial, em aprofundar conhecimentos sobre a supervisão pedagógica, nomeadamente sobre as dinâmicas de supervisão colaborativa entre os docentes de educação especial e os docentes do primeiro ciclo no agrupamento em que exerce funções. Após a revisão da literatura, foram definidos os seguintes objetivos da investigação: apreender as perceções sobre os conceitos basilares do estudo (supervisão pedagógica, educação inclusiva e diferenciação pedagógica), identificar as principais características das dinâmicas de supervisão, descortinar os contextos e momentos em que ocorrem, identificar constrangimentos e facilitadores das dinâmicas de supervisão e, por último, discernir contributos para o desenvolvimento pessoal/profissional dos docentes do primeiro ciclo, em prol da educação inclusiva. Foi utilizada uma tipologia de investigação qualitativa, com o estudo de caso como estratégia de investigação. O estudo foi realizado em três escolas, envolvendo três professoras de educação especial e três professoras do primeiro ciclo, bem como a diretora do agrupamento. Recorremos a técnicas diretas de recolha de dados (entrevista, observação participante, notas de campo) e técnicas indiretas (análise documental). Para a análise dos dados recorremos à técnica da análise de conteúdo, registos de ocorrências, utilizando também o software MAXQDA, tendo conseguido obter respostas para as questões de investigação. Quanto às perceções dos conceitos, a supervisão é maioritariamente entendida na sua aceção restrita da prática pedagógica, cujas finalidades consistem na melhoria da educação e desenvolvimento profissional, associada a práticas de partilha. A educação inclusiva é percecionada como intervenção multissistémica no discurso dos participantes, o que contrata com a aceção limitadora patente nos documentos norteadores do agrupamento. Quanto à diferenciação pedagógica encontram-se indícios de um entendimento distorcido por parte das docentes do primeiro ciclo e mais assertivo por parte das docentes de educação especial. As dinâmicas de supervisão remetem maioritariamente para os modelos reflexivo e dialógico de supervisão, assentes em processos colaborativos. Das estratégias de supervisão salientam-se observação de aulas e as perguntas pedagógicas, com substancial valorização da reflexão. De entre os contextos das dinâmicas de supervisão destacam-se a sala de aula e contextos informais, em momentos extra-horário. Os constrangimentos temporais, físicos e relacionais foram identificados transversalmente a todos os participantes. O facilitador predominante identificado reside na relação entre professores. Verificámos que as dinâmicas de supervisão colaborativa contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais/sociais, de conhecimento pedagógico/científico, de habilidades de flexibilidade, colaboração, comunicação e reflexão, contribuindo para a construção de uma profissionalidade docente renovada com maior enfoque na educação inclusiva.
- Ensino das Ciências com recurso a atividades práticas no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Raquel; Varandas, AnaA presente investigação decorreu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Tentou-se perceber se seria possível partir-se de uma visita de estudo, tornando esse processo numa aprendizagem significativa e quais as potencialidades da metodologia Inquiry Based Learning (IBL) no ensino e aprendizagem das ciências. A metodologia utilizada foi a investigação-ação e contou como participantes com os alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como com a docente titular e a professora-investigadora. Considera-se que os resultados obtidos foram bastante positivos uma vez que foi utilizada a metodologia IBL o que, por sua vez, direcionou os alunos para o centro do processo e, deste modo, conduziu a uma aprendizagem significativa, com uma motivação acrescida. Partiu-se de uma visita de estudo e as seguintes etapas foram fulcrais para a avaliação final que conduziu à construção espontânea de um jogo feito pela turma.
- A influência do Instagram na captação de público para os festivais de música: análise comparativa entre as Gerações Y e ZPublication . Almeida, Bruno Malheiro de; Marques, Paulo AlexandreConsiderando a crescente importância das redes sociais na vivência das pessoas, nas várias gerações e nos diversos estratos sociais nos últimos anos, bem como a sua influência em diversos aspetos sociais, ou até mesmo em processos de tomada de decisão, esta dissertação tem como principal objetivo auferir a influência da rede social Instagram, no que concerne à tomada de decisão das gerações Y e Z, em participar em festivais de música. Neste sentido, e através do modelo da teoria da ação racional de Ajzen e Fishbein (1980), realizou-se uma recolha de informações através do método de pesquisa qualitativo, focus group, dividindo as gerações Y e Z em dois grupos distintos, através do qual se possibilitou a comparação entre estas gerações, sendo percetíveis as diferenças em termos de influência, no que às crenças comportamentais, consequências, normas subjetivas, motivação e intenção se referem. As conclusões indicam que a influência do Instagram é real, para a geração Y e geração Z, demonstrando ligeiras diferenças, mas importantes e passíveis de serem aproveitadas numa ótica exploratória e de melhoramento, quer para os profissionais da área do marketing, quer para as marcas promotoras dos festivais de música, ou até mesmo influencers.