Publication
A relação escola-família:
dc.contributor.advisor | Nogueira, Clementina | |
dc.contributor.author | Lopes, Andreia | |
dc.date.accessioned | 2018-08-27T14:07:52Z | |
dc.date.available | 2018-08-27T14:07:52Z | |
dc.date.issued | 2016-11-25 | |
dc.description.abstract | O presente relatório final apresenta uma caracterização das práticas profissionais desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na prática profissional em Educação Pré-Escolar que se desenvolveu numa sala com crianças de 3, 4 e 5 anos elaborou-se um projeto em torno das histórias que pretendia que estas aparecessem como introdutórias a temas semanais delimitados pela estagiária e pela educadora. Em relação à prática profissional no 1º CEB, a qual foi desenvolvida numa turma legalmente constituída por alunos 2º e 3º ano, foi elaborado um novo projeto de intervenção partindo das necessidades proeminentes da turma. Estas necessidades prendiam-se com a temática da cidadania/formação cívica. Foi a partir das práticas profissionais que surgiu a problemática do estudo realizado que teve como principal objetivo analisar e caracterizar as perceções de encarregados de educação da educação pré-escolar, encarregados de educação do 1º CEB, de educadores e de professores do 1º CEB acerca da relação escola-família. Uma vez que ambas as práticas profissionais decorreram na mesma instituição, optou-se por realizar um estudo de caso. Foram inquiridos 84 encarregados de educação através de um questionário, dois educadores e dois professores através de entrevistas. Definida a problemática segue-se uma fundamentação teórica com os conceitos considerados importantes para o estudo. É enunciado o objetivo principal e consequentes objetivos que partem do mesmo, a metodologia e os instrumentos de recolha de dados utilizados. Os resultados da investigação sugerem que tanto os encarregados de educação da educação pré-escolar como os encarregados de educação do 1º CEB atribuem grande valor à relação escola-família e participam ativamente na vida escolar, não sendo possível afirmar que uns dão mais valor do que os outros. Também educadores e professores partilham esta ideia considerando-se mesmo iniciadores e incentivadores da mesma. Encarregados de educação e educadores/professores mostram estabelecer uma boa relação entre eles e agem de forma a tentar melhorá-la diariamente com um objetivo comum, o desenvolvimento da criança. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201551217 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23857 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Relação escola-família | pt_PT |
dc.subject | Encarregados de educação | pt_PT |
dc.subject | Educadores | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Perceções | pt_PT |
dc.title | A relação escola-família: | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo de caso sobre as perceções de encarregados de educação da educação pré-escolar, encarregados de educação do 1º ciclo do ensino básico, educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |