Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Nos movimentos da aprendizagem - os entretantos da vida

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANDREIA_CARDOSO.pdf7.56 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surgiu no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento tem como finalidade refletir sobre todo o processo formativo realizado ao longo da prática do ensino supervisionado, na valência de Educação Pré - Escolar, com crianças dos três aos seis anos, e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com crianças a frequentar o 3.º ano de escolaridade. Neste sentido, a Parte I deste documento pretende caraterizar as instituições, os grupos de crianças e o ambiente educativo bem como realizar uma apresentação reflexiva das experiências e aprendizagens desenvolvidas ao longo do estágio. Com vista a destacar as experiências que causaram impacto ao longo dos estágios curriculares, na Parte II são apresentadas seis experiências-chave, das quais uma corresponde a um trabalho de investigação que tinha como intuito dar voz às crianças. Das restantes experiências, duas destinam-se à Educação Pré-Escolar [“A vida que fica, depois da morte”; “Brincar para Aprender”], uma possui um cariz transversal [“As artes no Sistema Educativo Português”] e, as restantes dizem respeito ao Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico [“Inquietações sobre quem não consegue estar quieto”; “Educação e evolução de mãos dadas – a tecnologia na escola”].

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue