Repository logo
 
Publication

Os Desafios do Ensino e Aprendizagem da Leitura no Ensino Público: Um Estudo nas Escolas Municipalizadas do Município de São Luís, Maranhão, Brasil

dc.contributor.authorFerreira, Ana Cláudia Silva Azevedo
dc.date.accessioned2025-12-04T13:29:04Z
dc.date.available2025-12-04T13:29:04Z
dc.date.issued2025-10-22
dc.description.abstractA pesquisa realizada teve como objetivo investigar o ensino e aprendizagem da leitura no contexto das escolas municipalizadas de São Luís do Maranhão. Por meio de uma abordagem abrangente e detalhada, o estudo buscou compreender as políticas e estratégias adotadas, os desafios enfrentados, os impactos observados e as possíveis diferenças em relação às escolas não municipalizadas. No que diz respeito às políticas e estratégias de ensino de leitura, identificou-se a presença de programas e diretrizes voltados para o desenvolvimento dessa habilidade nas escolas municipalizadas de São Luís do Maranhão. Diversas estratégias e metodologias foram utilizadas pelos professores, como leitura em voz alta, rodas de leitura, projetos interdisciplinares e utilização de tecnologias educacionais. No entanto, foram identificados desafios relacionados à formação docente e à disponibilidade de recursos adequados, o que impactou o processo de ensino e aprendizagem. Quanto aos impactos da municipalização da educação, constatou-se que a qualidade do ensino de leitura pode ser influenciada pela falta de recursos, pela infraestrutura inadequada e pela desigualdade regional e socioeconômica. Além disso, foram identificadas dificuldades na avaliação do desempenho dos alunos em leitura, o que compromete a análise precisa dos resultados alcançados. Diante dos desafios e perspectivas encontrados, é fundamental investir em formação docente continuada, fornecer recursos adequados, promover políticas educacionais inclusivas e equitativas, além de fortalecer o controle social e a participação popular na gestão educacional. Essas medidas podem contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura nas escolas municipalizadas de São Luís do Maranhão, proporcionando oportunidades iguais e promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades leitoras dos alunos. Os resultados obtidos podem contribuir para a reflexão sobre as práticas educativas e para a implementação de ações que visem aprimorar o ensino e aprendizagem da leitura, visando a garantia de uma educação de qualidade para todos os alunos.por
dc.identifier.tid204063221
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/60228
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.rights.uriN/A
dc.subjectprofessor
dc.subjecteducação
dc.subjectleitura
dc.subjectescola
dc.subjectensino
dc.titleOs Desafios do Ensino e Aprendizagem da Leitura no Ensino Público: Um Estudo nas Escolas Municipalizadas do Município de São Luís, Maranhão, Brasilpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA CLAUDIA_TRIZIDELA DO VALE_versão final.pdf
Size:
3.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: