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Marinha a 20 anos

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Devido à evolução organizacional atualmente verificada, a Marinha necessita de pessoal especializado e atualizado, com um portefólio de competências cada vez mais diferenciado. O ingresso nos quadros permanentes de Oficiais das classes de Administração Naval, Engenheiros Navais, Fuzileiros e Marinha ocorre no posto de Guarda-marinha, pelos alunos da Escola Naval habilitados com o grau de mestre em Ciências Militares Navais (conforme artigo 202.º do EMFAR). Face à dinâmica organizacional e à crescente complexificação de requisitos operacionais, torna-se necessário adaptar a formação académica ministrada aos alunos na Escola Naval, permitindo que os futuros Oficiais possuam o portefólio de competências adequado e os conhecimentos necessários para operar os sistemas de comando, controlo, armas e sensores dos meios da Marinha, não só os atuais, como também aqueles que é expectável que a Marinha adquira num futuro próximo. Pretende-se, com a presente investigação, analisar o portefólio de competências que os mestres em Ciências Militares Navais detêm no final do seu ciclo de aprendizagem, analisando simultaneamente os requisitos operacionais constantes no documento do Estado-Maior da Armada “A Marinha a 20 anos”, por forma a identificar as competências-chave a serem adquiridas pelos alunos. Será, ainda, abordado o conceito de Ciências Militares Navais, com o propósito de criar uma definição legal para o mesmo. Apesar da Escola Naval atribuir graus em Ciências Militares Navais, e deste conceito estar plasmado em vários documentos oficiais do Ensino Superior Militar, não existe ainda uma definição formal. Posteriormente, será efetuada uma proposta de adequação do portefólio de competências, enquanto modalidades estruturadas de ação, dos alunos da Escola Naval, por forma a ministrar uma formação académica de base com um elevado nível de proficiência nas competências-chave que necessitam para desempenhar as funções de Oficiais da Marinha.
Due to the organizational developments currently verified, the Navy needs specialized and up-to-date personnel, with an increasingly differentiated portfolio of competencies. The entry into the permanent staff of Officers of the classes of Naval Administration, Naval Engineers, Marines and Seamanship takes place in the rank of Junior Officer, by the students of the Naval Academy qualified with the master's degree in Naval Military Sciences (according to article 202 of EMFAR). Given the organizational dynamics and the increasing complexity of operational requirements, it is necessary to adapt the academic training given to students at the Naval Academy, allowing future Officers to have the appropriate portfolio of skills and the knowledge necessary to operate the command, control, weapons, and sensors systems of the Navy's ships, not only the current ones, as well as those that the Navy is expected to acquire soon. It is intended, with this research, to analyze the portfolio of skills that masters in Naval Military Sciences hold at the end of their learning cycle, analyzing simultaneously the operational requirements contained in the document of the Armed Staff of the Navy "The Navy for 20 years", to identify the key competencies to be acquired by the students. The concept of Naval Military Sciences will also be addressed, to create a legal definition for it. Although the Naval Academy assigns degrees in Naval Military Sciences, and this concept is shaped in several official documents of Military Higher Education, there is still no formal definition. Subsequently, a proposal will be made to adapt the portfolio of competencies, as structured modalities of action, of the students of the Naval Academy, to provide basic academic training with a high level of proficiency in the key competencies they need to perform the functions of Navy Officers.

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Competências Oficiais Escola Naval Marinha Portugal

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