Repository logo
 
Publication

Da epígrafe às redes sociais : pontes interdisciplinares entre o passado e o presente

dc.contributor.authorPires, Natália Albino
dc.date.accessioned2023-11-02T11:01:30Z
dc.date.available2023-11-02T11:01:30Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractOs princípios que orientam e dão base ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória traduzem um modelo de escola que visa a promoção de competências essenciais à construção de uma cidadania global. Este documento, suportado pelo D-L 55/2018 e pelas Aprendizagens Essenciais (AE), preconiza uma aprendizagem integrada dos saberes (de forma inter/multidisciplinar), metodologias de trabalho cooperativo (que promovem o interrelacionamento) e um ensino centrado nos alunos (em que o professor assume o papel de tutor/orientador). Por seu turno, o novo enquadramento legal desafia as escolas a "Dispor de maior flexibilidade na gestão curricular, com vista à dinamização de trabalho interdisciplinar, de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais". Torna-se fundamental promover exemplos de interdisciplinaridade, mais ou menos extensíveis a várias áreas do saber, que fomentem o trabalho em equipa entre docentes das diferentes disciplinas.Assim, partindo da Epígrafe como exemplo de suporte físico da memória e da relação passível de ser estabelecida com a veiculação da informação na sociedade atual, apresentaremos uma proposta didática para o 5º ano no âmbito das disciplinas de Português e de História e Geografia de Portugal. Em particular, proporemos um guião de trabalho que permitirá trabalhar AE de ambas as disciplinas em simultâneo e de forma interdisciplinar e que visa constituir-se como um recurso pedagógico a ser utilizado pelo professor em sala de aula.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47741
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbrapt_PT
dc.subjectEpígrafept_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpt_PT
dc.subjectEpigraphpt_PT
dc.subjectSocial Networkspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectPortuguesept_PT
dc.subjectPortuguese History and Geographypt_PT
dc.titleDa epígrafe às redes sociais : pontes interdisciplinares entre o passado e o presentept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage166pt_PT
oaire.citation.startPage154pt_PT
oaire.citation.titleA escola em transformaçãopt_PT
person.familyNameAlbino Pires
person.givenNameNatália
person.identifier.ciencia-id3813-D8A0-887B
person.identifier.orcid0000-0002-8906-3336
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication11fcc422-a6a1-46c1-9699-dd0cb08e08c9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11fcc422-a6a1-46c1-9699-dd0cb08e08c9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Da epigrafe as redes sociais.pdf
Size:
1012.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: