Publication
Da epígrafe às redes sociais : pontes interdisciplinares entre o passado e o presente
dc.contributor.author | Pires, Natália Albino | |
dc.date.accessioned | 2023-11-02T11:01:30Z | |
dc.date.available | 2023-11-02T11:01:30Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Os princípios que orientam e dão base ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória traduzem um modelo de escola que visa a promoção de competências essenciais à construção de uma cidadania global. Este documento, suportado pelo D-L 55/2018 e pelas Aprendizagens Essenciais (AE), preconiza uma aprendizagem integrada dos saberes (de forma inter/multidisciplinar), metodologias de trabalho cooperativo (que promovem o interrelacionamento) e um ensino centrado nos alunos (em que o professor assume o papel de tutor/orientador). Por seu turno, o novo enquadramento legal desafia as escolas a "Dispor de maior flexibilidade na gestão curricular, com vista à dinamização de trabalho interdisciplinar, de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais". Torna-se fundamental promover exemplos de interdisciplinaridade, mais ou menos extensíveis a várias áreas do saber, que fomentem o trabalho em equipa entre docentes das diferentes disciplinas.Assim, partindo da Epígrafe como exemplo de suporte físico da memória e da relação passível de ser estabelecida com a veiculação da informação na sociedade atual, apresentaremos uma proposta didática para o 5º ano no âmbito das disciplinas de Português e de História e Geografia de Portugal. Em particular, proporemos um guião de trabalho que permitirá trabalhar AE de ambas as disciplinas em simultâneo e de forma interdisciplinar e que visa constituir-se como um recurso pedagógico a ser utilizado pelo professor em sala de aula. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47741 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra | pt_PT |
dc.subject | Epígrafe | pt_PT |
dc.subject | Redes Sociais | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Português | pt_PT |
dc.subject | História e Geografia de Portugal | pt_PT |
dc.subject | Epigraph | pt_PT |
dc.subject | Social Networks | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_PT |
dc.subject | Portuguese | pt_PT |
dc.subject | Portuguese History and Geography | pt_PT |
dc.title | Da epígrafe às redes sociais : pontes interdisciplinares entre o passado e o presente | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 166 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 154 | pt_PT |
oaire.citation.title | A escola em transformação | pt_PT |
person.familyName | Albino Pires | |
person.givenName | Natália | |
person.identifier.ciencia-id | 3813-D8A0-887B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8906-3336 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 11fcc422-a6a1-46c1-9699-dd0cb08e08c9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 11fcc422-a6a1-46c1-9699-dd0cb08e08c9 |