Repository logo
 
Publication

A importância da formação do docente na perspectiva da educação inclusiva

dc.contributor.advisorNeves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-
dc.contributor.authorSousa, Girlana Bezerra
dc.date.accessioned2022-05-27T09:37:47Z
dc.date.available2022-05-27T09:37:47Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo analisar o interesse e a motivação dos docentes em obter formação adequada relacionada à educação especial. Para atingir esse objetivo, adotou-se como método uma pesquisa-ação do tipo qualitativo, a qual possui um desenho descritivo e exploratório, com dados transversais e amostra não-probabilística por conveniência. A presente se dividiu em dois momentos: no primeiro momento houve a coleta de dados individual; em seguida, após a análise dos dados, foi realizada uma intervenção, e na sequência, a coleta de dados pós-intervenção. Os dados obtidos por meio dos questionários estruturados foram submetidos a estatísticas descritivas por meio do software IBM SPSS, enquanto as respostas das entrevistas foram processadas pelo software IRaMuTeQ, o qual realizou a análise de Classificação Hierárquica Descendente, análise de similitude e nuvem de palavras. Verificou-se que antes da formação os participantes apresentavam conhecimentos não técnicos sobre a inclusão e práticas inclusivas pautadas na experiência cotidiana. Após a intervenção, constatou-se um conhecimento mais técnico sobre a inclusão educacional e um outro olhar para essa questão, demonstrando uma maior corresponsabilidade nesse processo. Espera-se que o presente estudo contribua para novas pesquisas sobre o tema e para a (re)formulação de políticas educacionais, a fim de contemplar a formação docente para a inclusão educacional e que promovam práticas de educação inclusiva nas escolas.pt_PT
dc.identifier.tid203015452pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40801
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormação Docentept_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectPráticas de Inclusãopt_PT
dc.titleA importância da formação do docente na perspectiva da educação inclusivapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
GIRLANA_SOUSA.pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format