Publication
A importância da formação do docente na perspectiva da educação inclusiva
| dc.contributor.advisor | Neves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961- | |
| dc.contributor.author | Sousa, Girlana Bezerra | |
| dc.date.accessioned | 2022-05-27T09:37:47Z | |
| dc.date.available | 2022-05-27T09:37:47Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.description.abstract | A presente dissertação teve como objetivo analisar o interesse e a motivação dos docentes em obter formação adequada relacionada à educação especial. Para atingir esse objetivo, adotou-se como método uma pesquisa-ação do tipo qualitativo, a qual possui um desenho descritivo e exploratório, com dados transversais e amostra não-probabilística por conveniência. A presente se dividiu em dois momentos: no primeiro momento houve a coleta de dados individual; em seguida, após a análise dos dados, foi realizada uma intervenção, e na sequência, a coleta de dados pós-intervenção. Os dados obtidos por meio dos questionários estruturados foram submetidos a estatísticas descritivas por meio do software IBM SPSS, enquanto as respostas das entrevistas foram processadas pelo software IRaMuTeQ, o qual realizou a análise de Classificação Hierárquica Descendente, análise de similitude e nuvem de palavras. Verificou-se que antes da formação os participantes apresentavam conhecimentos não técnicos sobre a inclusão e práticas inclusivas pautadas na experiência cotidiana. Após a intervenção, constatou-se um conhecimento mais técnico sobre a inclusão educacional e um outro olhar para essa questão, demonstrando uma maior corresponsabilidade nesse processo. Espera-se que o presente estudo contribua para novas pesquisas sobre o tema e para a (re)formulação de políticas educacionais, a fim de contemplar a formação docente para a inclusão educacional e que promovam práticas de educação inclusiva nas escolas. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203015452 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40801 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Formação Docente | pt_PT |
| dc.subject | Educação Inclusiva | pt_PT |
| dc.subject | Práticas de Inclusão | pt_PT |
| dc.title | A importância da formação do docente na perspectiva da educação inclusiva | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
