Repository logo
 
Publication

Fatores sensoriais, sociais e pessoais no consumo de tabaco entre jovens portugueses

dc.contributor.advisorImamovic, Irma
dc.contributor.authorPereira, Margarida Luís Cabral
dc.date.accessioned2025-08-11T11:35:55Z
dc.date.available2025-08-11T11:35:55Z
dc.date.issued2025-07-16
dc.description.abstractObjetivo – A presente investigação tem como objetivo estudar a influência dos estímulos sensoriais olfativo e visual, da influência social (dos pais, irmãos e amigos), bem como dos fatores pessoais – nomeadamente os valores, crenças, atitudes e emoções – na frequência de consumo de tabaco entre os jovens portugueses, dos 18 aos 25 anos. Metodologia – Foi adotada uma abordagem quantitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário online. A amostra foi composta por 239 jovens fumadores, selecionados por conveniência. As variáveis foram operacionalizadas com base em escalas previamente validadas na literatura científica e adaptadas ao contexto nacional. Resultados e principais conclusões – Os resultados demonstram que nem os estímulos sensoriais olfativos nem a influência social exercem um impacto estatisticamente significativo na frequência de consumo de tabaco entre os jovens inquiridos. No entanto, os valores pessoais apresentam uma correlação significativa com esse comportamento, revelando-se um fator interno relevante na decisão de fumar. Assim, conclui-se que as estratégias de prevenção ao tabagismo nesta faixa etária devem privilegiar o reforço de valores individuais e a consciência dos riscos associados à frequência de consumo de tabaco. Limitações – Utilização de uma metodologia quantitativa, com uma amostra não probabilística por conveniência, o que poderá comprometer a generalização dos resultados para a população jovem em geral. Originalidade/Valor – Este estudo distingue-se pela sua abordagem inovadora, ao integrar num único modelo conceptual variáveis de natureza sensorial, social e pessoal. Esta combinação permite uma leitura mais abrangente entre jovens.por
dc.identifier.tid203979010
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58362
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectConsumo de tabaco
dc.subjectJovens
dc.subjectMarketing sensorial
dc.subjectInfluência social
dc.subjectEstímulos sensoriais
dc.titleFatores sensoriais, sociais e pessoais no consumo de tabaco entre jovens portugueses
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
margarida_pereira.pdf
Size:
1.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: