Repository logo
 
Publication

Plataforma para a etapa de problematização no ensino de design

dc.contributor.advisorLinden, JĆŗlio Carlos de Souza van der
dc.contributor.advisorDuarte, Carlos Alberto Miranda
dc.contributor.authorSelau, Luiza Grazziotin
dc.date.accessioned2022-01-10T17:01:23Z
dc.date.available2022-01-10T17:01:23Z
dc.date.issued2021-03
dc.description.abstractA compreensĆ£o do problema de projeto Ć© parte essencial de um processo de design, visto que conduz todas as tomadas de decisĆ£o posteriores. Ɖ identificada uma negação a respeito da etapa de problematização por parte dos estudantes de graduação em design, que se interessam mais pela fase criativa do que pela assimilação do problema a ser trabalhado. Desta forma, a Tese tem como objetivo propor um recurso que auxilie os estudantes de ensino superior em design na compreensĆ£o das oportunidades de projeto. Para o desenvolvimento da proposta foram realizadas pesquisas bibliogrĆ”fica, documental e de observação participante por meio da triangulação (YIN, 2005), e a anĆ”lise dos dados qualitativos obtidos foi feita com base nos perĆ­odos de imersĆ£o em contextos de ensino no Brasil e em Portugal (PDSE - Programa de Doutorado SanduĆ­che no Exterior). A proposta resultante foi desenvolvida a partir do mĆ©todo INTERAD – Interfaces Interativas Digitais aplicadas Ć  Educação (PASSOS, 2011) com perĆ­odo de mobilidade na FinlĆ¢ndia, a fim de proporcionar experiĆŖncia diferenciada ao processo de desenvolvimento da solução. Os requisitos para o resultado foram definidos a partir das imersƵes realizadas e a proposta foi validada por meio de testes com usuĆ”rios pertencentes ao pĆŗblico-alvo. O resultado apresenta uma ferramenta que assessora o processo de problematização de projetos, com estratĆ©gias que facilitam a compreensĆ£o dos aspectos relevantes do projeto e viabilizam o desenvolvimento de alternativas mais consistentes diante da demanda, bem como formas de analisar o resultado selecionado confrontando com as informaƧƵes iniciais disponibilizadas. Entrega-se como resultado uma plataforma digital interativa com foco na problematização de projetos, que pode ser expandida para outras etapas do processo de design e para outras Ć”reas que fazem uso de projetos, alĆ©m de proporcionar espaƧo para exposição de portfólio dos estudantes e interação entre academia e empresas.pt_PT
dc.description.abstractThe comprehension of the design problem is an essential part of a design process, as it guides all subsequent decision making. A denial of the problematization stage is identified on the part of graduate design academics, who are more interested in the creative phase than in the assimilation of the problem to be worked on. In this way, the thesis aims to propose a resource to help students of higher education in design to understand the opportunities of project. For the development of the proposal, bibliographic, documentary and participant observation research were carried out through triangulation (YIN, 2005), and the analysis of the qualitative data obtained was based on periods of immersion in teaching contexts in Brazil and Portugal (PDSE – Doctoral Sandwich Abroad Programme). The resulting proposal was developed from the INTERAD method – Digital Interactive Interfaces applied to Education (PASSOS, 2011) with a mobility period in Finland, in order to provide differentiated experience to the solution development process. The requirements for the result were defined from the immersions performed and the proposal was validated through tests with users belonging to the target audience. The result presents a tool that assists the process of problematizing projects, with strategies that facilitate the understanding of relevant aspects of the project and enable the development of more consistent alternatives in the face of demand, as well as ways of analyzing the selected result against the initial information provided. The result is an interactive digital platform focused on the problematization of projects, which can be expanded to other stages of the design process and to other areas that make use of projects, in addition to providing space for exhibition of the portfolio of students and interaction between academy and companies.pt_PT
dc.identifier.tid101687443pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38742
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectMetodologiapt_PT
dc.subjectProjetopt_PT
dc.subjectProblemapt_PT
dc.titlePlataforma para a etapa de problematização no ensino de designpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - UniversitƔrio
thesis.degree.nameDesignpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Luiza Final junho.2021.pdf
Size:
48.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format