Repository logo
 
Publication

Crenças normativas sobre a agressão e comportamentos de bullying em contexto escolar

dc.contributor.advisorSoeiro, Cristina
dc.contributor.authorCastela, Rita I.
dc.date.accessioned2014-04-21T15:43:04Z
dc.date.available2014-04-21T15:43:04Z
dc.date.issued2013-10
dc.descriptionDissertação para obtenção de grau de Mestre em Psicologia Forense e Criminalpor
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal verificar a existência de uma relação entre as crenças normativas sobre a agressão e os comportamentos de bullying em contexto escolar. Foram aplicados três instrumentos: Escala de Avaliação de Indicadores de Bullying em Contexto Escolar (Trabulo & Soeiro, 2011); Escala de Crenças Normativas sobre a Agressão (Huesmann & Guerra, 1997, traduzido por Castela & Soeiro, 2013) e Aggression Questionnaire (Buss & Perry, 1992, traduzido por Simões, 1993), em 4 estabelecimentos ensino, um Lar de Infância e Juventude e um centro de estudos, todos no distrito de Setúbal, Portugal. A amostra em causa é composta por 320 alunos, (159 do sexo masculino e 161 do sexo feminino) com uma média de idades igual a 13.78 (DP= 1.582). Entre os participantes, foi possível apurar que 30.6% são vítimas de bullying e que 24.6% se identificaram como agressores e que os rapazes têm uma maior probabilidade de se envolverem no bullying enquanto vítimas e agressores. Como resposta ao objetivo principal desta investigação os resultados indicam que as crianças e jovens com crenças normativas legitimadoras da agressão encontram-se mais propensos a terem comportamentos de bullying enquanto agressores, sugerindo assim que torna-se necessário que as intervenções feitas em meio escolar sejam adaptadas a esta realidade.por
dc.identifier.tid201066920
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6244
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Ciências da Saúde Egas Monizpor
dc.subjectAgressãopor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectCrenças normativas sobre agressãopor
dc.titleCrenças normativas sobre a agressão e comportamentos de bullying em contexto escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2013_Castela, Rita I..pdf
Size:
622.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: