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Authors
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Abstract(s)
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal verificar a existência de uma relação entre as crenças normativas sobre a agressão e os comportamentos de bullying em contexto escolar. Foram aplicados três instrumentos: Escala de Avaliação de Indicadores de Bullying em Contexto Escolar (Trabulo & Soeiro, 2011); Escala de Crenças Normativas sobre a Agressão (Huesmann & Guerra, 1997, traduzido por Castela & Soeiro, 2013) e Aggression Questionnaire (Buss & Perry, 1992, traduzido por Simões, 1993), em 4 estabelecimentos ensino, um Lar de Infância e Juventude e um centro de estudos, todos no distrito de Setúbal, Portugal. A amostra em causa é composta por 320 alunos, (159 do sexo masculino e 161 do sexo feminino) com uma média de idades igual a 13.78 (DP= 1.582). Entre os participantes, foi possível apurar que 30.6% são vítimas de bullying e que 24.6% se identificaram como agressores e que os rapazes têm uma maior probabilidade de se envolverem no bullying enquanto vítimas e agressores. Como resposta ao objetivo principal desta investigação os resultados indicam que as crianças e jovens com crenças normativas legitimadoras da agressão encontram-se mais propensos a terem comportamentos de bullying enquanto agressores, sugerindo assim que torna-se necessário que as intervenções feitas em meio escolar sejam adaptadas a esta realidade.
Description
Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Psicologia Forense e Criminal
Keywords
Agressão Bullying Crenças normativas sobre agressão
Citation
Publisher
Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz