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Atividade dos Serviços de Urgência Hospitalares

dc.contributor.authorBrazão, Maria da Luz
dc.date.accessioned2021-09-23T22:07:21Z
dc.date.available2021-09-23T22:07:21Z
dc.date.issued2016-03
dc.description.abstractO serviço de urgência é, muitas das vezes, a linha da frente no que diz respeito ao contato do doente com o serviço de saúde, verificando-se uma afluência crescente e um aumento das exigências de qualidade a par da necessidade da redu ção de custos.A implementação de estratégias em prol da sustentabilida de do sistema não se pode focar apenas na contenção de custos per si. Há, necessariamente, que entender o conjunto, do ponto de vista do utente que o procura, com todas as suas expetativas e emoções, de acordo com as suas condições de acessibilidade físicas e económicas; e do ponto de vista do profissional de saúde, como elemento de equipa de trabalho multidisciplinar, num domínio dinâmico em constante permuta, com ambições e frustrações, sujeito a pressões, a conflitos e à necessidade de uma comunicação permanente, universal e eficaz. Todo o sistema está ainda sujeito à política dos seus gestores, que devem ter um papel proativo e não reativo, as sumindo as suas inseguranças perante esta porta de entrada hospitalar de difícil controlo. Qualquer intervenção neste campo tem sempre que ter em consideração a implantação física dos serviços de urgência, acessibilidade, capacidade de resposta em situações críticas e condições de trabalho, pilares que vão determinar o nível de cuidados lá prestados e consequente procura. Neste ambiente caótico, é fundamental uma boa liderança,em que o líder não se limita a ser exemplo de caráter, respeito e justiça, mas é também um gestor e um comunicador, que cria condições a uma aprendizagem adaptativa e expansiva, que possa contribuir para a melhoria da prestação de cuidados.pt_PT
dc.description.abstractThe emergency department is often the front line in the pa tient’s contact with the health service, with a growing af fluence and increased quality requirements along with the need for cost reduction. The implementation of strategies for the sustainability of the system cannot focus only on cost containment itself. It is necessary to understand the big picture by the user’s point of view, with all its expectations and emotions, according to its conditions of physical and economic accessibility; and from the standpoint of health professionals as multidisci plinary work team elements, in a dynamic area in constant exchange, with ambitions and frustrations, under pressure and conflicts and with the need for constant, universal and effective communication. The entire system is subject to the policy of the managers who must have a proactive and not reactive role, accepting their insecurities towards this, diffi cult to control, hospital entryway. Any intervention in this field must always take into ac count the physical deployment of emergency services, their accessibility, responsiveness in critical situations and working conditions, pillars that will determine the level of care provided there and consequent demand. In this chaotic environment, good leadership is essential, in which the leader is not only an example of character, respect and justice, but also a manager and a communica tor, which creates conditions for an adaptive and expansive learning, which can contribute to improving carept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMedicina Interna. vol.23(3), julho/set 2016pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37556
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSPMI- Sociedade Portuguesa de Medicina Internapt_PT
dc.subjectserviço de urgênciapt_PT
dc.subjectAcesso aos Serviços de Saúdept_PT
dc.subjectQualidade de assistência â saúdept_PT
dc.subjectServiço de Urgência Hospitalarpt_PT
dc.subjectRegião Autónoma da Madeirapt_PT
dc.subjectMadeira Islandpt_PT
dc.subjectHospital Emergency Servicept_PT
dc.subjectHealth Services Accessibilitypt_PT
dc.subjectQuality of Health Carept_PT
dc.subjectemergency health servicept_PT
dc.subjectaccessibilitypt_PT
dc.titleAtividade dos Serviços de Urgência Hospitalarespt_PT
dc.title.alternativeActivity of Hospital Emergency Servicespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage14pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage9pt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameBrazão
person.givenNameMaria da Luz
person.identifier.orcid0000-0002-2584-1573
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication40b4a06e-d94f-4041-8377-3120e0aaefa7
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