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Customer engagement de produtos gift nas redes sociais: um estudo aplicado à joalharia de luxo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCasais, Beatriz
dc.contributor.authorAmaro, Mariana de Castro
dc.date.accessioned2019-09-23T12:28:22Z
dc.date.available2022-09-16T00:30:22Z
dc.date.issued2019-09-16
dc.description.abstractO Customer Engagement nas redes sociais é um tema bastante atual e pertinente, que tem vindo a ser amplamente estudado. Contudo, no contexto de gift giving, não existem ainda estudos sobre o customer engagement nas redes sociais. O presente estudo pretende perceber se os clientes de produtos gift, utilizam as redes sociais na procura do produto que pretendem oferecer, ou se deslocam às lojas, sem que haja qualquer envolvimento com a marca e suas redes sociais. Para esse efeito, aplicou-se o estudo à oferta de joalharia de luxo. Desenvolveu-se um inquérito por questionário, elaborado a uma amostra não-probabilística por conveniência, tendo sido recolhidas 205 respostas. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que apesar dos clientes de produtos gift, no caso da joalharia de luxo, pesquisarem os produtos nas redes sociais das marcas, antes de realizarem a compra, a maioria não segue as nas redes sociais. Contudo, a pesquisa prévia nas redes sociais tem influência na decisão de compra, inspirando e facilitando a escolha do cliente. Este estudo consiste num contributo para a teoria do online customer engagement nas redes sociais, evidenciando a especificidade no contexto de gift giving. Por ser uma compra ocasional, as redes sociais são importantes no processo de decisão de compra para o consumo de informação mas não há uma intenção de interação continuada que leve o cliente a seguir a marca. Como recomendação, os gestores das redes sociais das marcas de produtos gift devem ter em conta nas suas páginas de redes sociais, aspetos como o preço dos produtos, boas fotografias, a passagem de uma boa imagem de marca, de produtos de qualidade, informações detalhadas, a divulgação de campanhas e o design, de forma a transformar potenciais clientes em clientes e aumentar o número de seguidores das suas páginas.pt_PT
dc.identifier.tid202284603pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29794
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCustomer engagementpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectGift givingpt_PT
dc.subjectJoalharia de luxopt_PT
dc.titleCustomer engagement de produtos gift nas redes sociais: um estudo aplicado à joalharia de luxopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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