Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.93 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final cujo título é “Metodologia de Trabalho de Projeto: um caminho para abordagem de competências matemáticas” foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O documento está dividido em duas partes: a primeira descreve, caracteriza e reflete sobre o processo de estágio em contexto de educação pré-escolar com um grupo de crianças entre os 3 e os 4 anos de idade.
A segunda parte, descreve e analisa detalhadamente de uma investigação qualitativa realizada com o grupo de estágio, cuja questão orientadora é: Que competências matemáticas emergem a partir da abordagem de uma temática seguindo a Metodologia de Trabalho de Projeto?
Os resultados desta investigação mostram como a matemática emerge nas mais diversas situações do dia-a-dia, independentemente da temática abordada e, principalmente, evidenciam que as competências matemáticas são ferramentas-base para a resolução de quaisquer problemas do quotidiano das crianças e dos adultos.
Posteriormente, neste Relatório Final são feitas algumas considerações finais, salientando o contributo deste trabalho e do processo de estágio para a profissionalização da investigadora.
Description
Keywords
Matemática nos Primeiros Anos Metodologia de Trabalho de Projeto Emergência da Matemática