Repository logo
 
Publication

Escola Protetora ou Escola Desviante?

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGallo, Marcelo
dc.contributor.authorNeves, Joana
dc.date.accessioned2023-10-30T17:39:53Z
dc.date.available2023-10-30T17:39:53Z
dc.date.issued2023-10
dc.date.submitted2023-09
dc.description.abstractO presente estudo analisa a perspectiva dos professores em relação à escola e à postura dos seu alunos de uma forma geral, com o objectivo de se explorar, de uma forma indirecta, a relação professor-aluno e a forma como esta pode ser determinante ao longo do desenvolvimento biopsicossocial das crianças e jovens. Com o desenvolvimento do estudo foi possível entender que o factor mais importante em qualquer contexto é sempre, primeiramente, o bem-estar de cada indivíduo, o que não é diferente para as crianças e jovens em contexto educativo. No contexto deste estudo, sendo este de metodologia qualitativa, procedeu-se à aplicação de entrevistas junto de uma amostra de professores. Com as actividades de investigação foi possível perceber, através dos resultados obtidos com as entrevistas aplicadas, que esse bem-estar é de facto valorizado, também pelos próprios professores, e que, no entanto, não é uma condição garantida, nem para os alunos, nem para os próprios professores.pt_PT
dc.description.abstractThe present study analyzes the perspective of teachers in relation to the school and the attitude of their students in general, with the aim of exploring, indirectly, the teacher-student relationship and the way in which this can be decisive throughout the biopsychosocial development of children and young people. With the development of the study, it was possible to understand that the most important factor in any context is always, first, the well-being of each individual, which is no different for children and young people in an educational context. In the context of this study, which has a qualitative methodology, interviews were carried out with a sample of teachers. With the research activities it was possible to perceive, through the results obtained with the applied interviews, that this well-being is in fact valued, also by the teachers themselves, and that, however, it is not a guaranteed condition, not even for the students, nor for the teachers themselves.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47699
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPolítica de Educaçãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEscola Protetorpt_PT
dc.subjectComportamento Desviantept_PT
dc.titleEscola Protetora ou Escola Desviante?pt_PT
dc.title.alternativeO papel da Escola no desenvolvimento de comportamentos desviantespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Serviço Social do Porto

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
JoanaNeves.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Escola Protetora ou Escola Desviante?
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: