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Abstract(s)
Este relatório de estágio encontra-se estruturado em duas partes. Na primeira
parte é feita a contextualização teórica e subdivide-se em dois capítulos.
Primeiramente é feita a caracterização da escola e a definição da problemática a
tratar. Em seguida, é abordado o tema do ensino especializado da música em Portugal.
Por fim, são expostos os princípios e orientações educativas, as competências artísticomusicais
e a organização e gestão das orientações curriculares que regulam o ensino
da música. A segunda parte reúne a Implementação da Investigação-Ação na Prática
de Ensino Supervisionada, onde é descrito o projeto, cujo objetivo visa a importância
da disciplina de Formação Musical no processo de ensino-aprendizagem de células
rítmicas. Irá ser feita uma abordagem às actividades de transcrição rítmica (ditados
rítmicos) e de leituras rítmicas da disciplina de Formação Musical, utilizando como
estratégia a audição individual ou em grupo de excertos musicais para facilitar a
aprendizagem das células rítmicas aprendidas no 1ºgrau e no 2ºgrau. Para além do
estudo de caso, irão também ser abordados vários Pedagogos da Música, sendo
relevante referir a importância do seu contributo para o ensino do ritmo. De entre
vários, fará referência de Zoltán Kodály, Edwin Gordon, Edgar Willems, Carl Orff, Jos
Wuytack e Émile Jaques Dalcroze. O último capítulo visa a componente descritiva do
estágio.
Description
Keywords
Formação Musical, Células Rítmicas, Desenvolvimento Rítmico, Pedagogos da Música.