Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As estratégias didácticas no desenvolvimento rítmico do aluno de formação musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Capas.pdf439.53 KBAdobe PDF Download
Relatório Final.pdf706.62 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório de estágio encontra-se estruturado em duas partes. Na primeira parte é feita a contextualização teórica e subdivide-se em dois capítulos. Primeiramente é feita a caracterização da escola e a definição da problemática a tratar. Em seguida, é abordado o tema do ensino especializado da música em Portugal. Por fim, são expostos os princípios e orientações educativas, as competências artísticomusicais e a organização e gestão das orientações curriculares que regulam o ensino da música. A segunda parte reúne a Implementação da Investigação-Ação na Prática de Ensino Supervisionada, onde é descrito o projeto, cujo objetivo visa a importância da disciplina de Formação Musical no processo de ensino-aprendizagem de células rítmicas. Irá ser feita uma abordagem às actividades de transcrição rítmica (ditados rítmicos) e de leituras rítmicas da disciplina de Formação Musical, utilizando como estratégia a audição individual ou em grupo de excertos musicais para facilitar a aprendizagem das células rítmicas aprendidas no 1ºgrau e no 2ºgrau. Para além do estudo de caso, irão também ser abordados vários Pedagogos da Música, sendo relevante referir a importância do seu contributo para o ensino do ritmo. De entre vários, fará referência de Zoltán Kodály, Edwin Gordon, Edgar Willems, Carl Orff, Jos Wuytack e Émile Jaques Dalcroze. O último capítulo visa a componente descritiva do estágio.

Description

Keywords

Formação Musical, Células Rítmicas, Desenvolvimento Rítmico, Pedagogos da Música.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License