Repository logo
 
Publication

Gestão estratégica de destinos: a competitividade da cidade do Porto para a Meetings Industry

dc.contributor.authorOliveira, Ana Bárbara Lourenço da Cruz
dc.date.accessioned2013-07-08T15:11:33Z
dc.date.available2013-07-08T15:11:33Z
dc.date.issued2012-11
dc.description.abstractGestão Estratégica de Destinos: a Competitividade da Cidade do Porto para a Meetings Industry (MI) pretende demonstrar que a Cidade do Porto é um destino adequado para acolher eventos no contexto da MI. Por conseguinte, esta investigação apresenta, primeiramente, uma revisão de literatura que parte da definição de Turismo de Negócios e de MI, em complemento com as tendências deste segmento, para se centrar no destino turístico enquanto conjunto de experiências e serviços para o sector em estudo. Seguidamente, o estudo empírico começa com uma análise da informação constante no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) em complemento com dados do Observatório de Lisboa e da International Congress and Convention Association (ICCA) de forma a enquadrar o segmento em Portugal. A investigação prossegue com a caracterização do perfil do turista de negócios do Porto e Norte de Portugal nos quatro trimestres de 2010, 2011 e no primeiro de 2012. A informação foi recolhida com recurso à análise dos dados disponibilizados pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Posteriormente caracteriza-se a competitividade da Cidade do Porto para a MI, a partir de entrevistas presenciais realizadas a Filipe Trindade, Director Comercial do Centro de Congressos da Alfândega do Porto (CCA); Rui Ochôa, Director da revista Event Point; Pedro Cardoso, Director da The House of Events e Ruben Obadia, Director da revista de Turismo Publituris. No discurso dos entrevistados, emerge a ideia de que, e acompanhando as novas tendências no sector, a Cidade do Porto tem conhecido uma melhoria significativa da sua oferta, permitindo o contínuo posicionamento enquanto destino adequado a acolher MI.por
dc.description.abstractThe Strategic Management of Destinations: Oporto City Competitiveness for the Meetings Industry (MI) aims to demonstrate that the Oporto City is a suitable destination for hosting MI related events. In the first place, this research presents an overview of literature based on Business Travel and MI definitions. After discussing the tendencies in this segment, it focuses on the tourist destination as an amalgam of services and experiences for the sector being studied. In the second part of the research, the empirical study starts with an analysis of the National Strategic Plan for Tourism (PENT), along with the database from the Lisbon Observatory and the International Crongress and Convention Association (ICCA) in order to contextualize the segment in Portugal. Based on the information gathered through the statiscal analysis released by the Institute for Tourism Planning and Develpment (IPDT) in partnership with the Regional Tourist Board of Porto and the North of Portugal (ERTPNP) and Francisco Sá Carneiro Airport, the research proceeds with a characterization of the profile a business tourist to Oporto and Nothern Portugal in the four trimesters of 2010, 2011 and in the first one of 2012. The competitiveness of Oporto City for the MI is discussed with the help of interviews with Filipe Trindade, Sales Manager of the Alfândega do Porto Congress Centre (CCA); Rui Ochôa, Event Point’s Magazine Director; Pedro Cardoso, Director of The House of Events and Ruben Obadia, Director of the trade newsmagazine Publituris. The notion emerging from the interviews is that, in matching the new growth tendencies in the sector, the city of Oporto has seen a significant improvement in its tourist market, allowing to develop itself as a destination ready to receive MI.ing
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4450
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estorilpor
dc.subjectEventospor
dc.subjectPortopor
dc.subjectTurismo de Negóciospor
dc.subjectMeetings Industrypor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEventspor
dc.subjectOportopor
dc.subjectBusiness Travelpor
dc.titleGestão estratégica de destinos: a competitividade da cidade do Porto para a Meetings Industrypor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEstorilpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticospor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2012.04.014_.pdf
Size:
2.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: