Publication
Breaking the mold: shaping new values in objects of consumption
| dc.contributor.advisor | Bota, David | |
| dc.contributor.author | Bernier, Haley Jean | |
| dc.date.accessioned | 2019-04-23T14:04:00Z | |
| dc.date.available | 2019-04-23T14:04:00Z | |
| dc.date.issued | 2019-01 | |
| dc.description.abstract | Os avanços da Revolução Industrial marcaram uma mudança na velocidade de produção que levou a métodos de estandardização dos produtos e ao aumento da densidade populacional das cidades. O legado destas mudanças é hoje patente numa cultura de velocidade e consumo que permeia como as pessoas comem, trabalham, comunicam e consomem. Esta cultura deu lugar a expectativas de que objeto baratos e sem mácula são facilmente acessíveis e permitem que os consumidores desfrutem de tendências atuais e fugazes. Uma análise de trabalhos de designers atuais revela como o uso intencional de materiais, processos, interações e formas pode imbuir objetos com valores duradouros que contrariam a cultura da instantaneidade e a normalização da descartabilidade. Este projeto de tese utiliza uma abordagem experimental do enchimento industrial de barbotina e um tratamento individual, artesanal é aplicado a cada objeto. Objetos de uso único com evidências do seu uso anterior são moldados em formas que exibem imperfeições inconsistentes. Ao unir o artesanato com a indústria, o projeto chama a atenção para as diferenças entre processos de produção e qualidades físicas, incentivando designers e usuários a reformular as suas percepções e valores em torno dos objetos de consumo. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The advancements of the Industrial Revolution marked a shift in the speed of production that prompted methods of product standardization and expanded the population and density of cities. The legacy of these changes today is represented in a culture of speed and consumption that permeates how people eat, work, communicate and consume. This culture has given rise to expectations that cheap and unblemished objects are readily accessible and enable consumers to indulge current, fleeting trends. An analysis of works by current designers reveals how the intentional use of materials, processes, interactions, and forms can imbue objects with lasting values that counter the culture of instantaneity and the normalization of disposability. This thesis project employs an experimental approach to the industrial slip-casting technique and individual, handcrafted treatment is applied to each object. Single use objects with evidence of prior use are molded and cast into forms that exhibit inconsistent imperfections. In marrying craft with industry, the project draws focus to contrasts between production processes and physical qualities, encouraging designers and users to reshape their perceptions and values surrounding consumer objects. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202227529 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28313 | |
| dc.language.iso | eng | pt_PT |
| dc.subject | Consumo | pt_PT |
| dc.subject | Indústria | pt_PT |
| dc.subject | Artesanato | pt_PT |
| dc.subject | Cerâmica | pt_PT |
| dc.subject | Valor | pt_PT |
| dc.subject | Projeto de mestrado | pt_PT |
| dc.title | Breaking the mold: shaping new values in objects of consumption | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário | |
| thesis.degree.name | Design de Produto e do Espaço | pt_PT |
