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O valor da marca made in Portugal: setor do calçado

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorBandeira, Sílvia
dc.contributor.authorValente, Ana Rita Soares Bastos
dc.date.accessioned2019-01-04T11:14:29Z
dc.date.available2019-01-04T11:14:29Z
dc.date.issued2018-12-20
dc.description.abstractAs marcas representam um papel muito importante para as empresas. Estas definem o sucesso ou o insucesso de uma organização, sendo assim pertinente conhecer toda a envolvente do conceito e valor de uma marca. A origem de um produto e/ou marca é também de enorme relevância, pois a primeira imagem relativa a um produto é associada ao seu país de origem, o que leva os consumidores a formarem a primeira opinião acerca da marca, produto ou serviço. Todas as perceções, associações e comportamento de compra relativamente a estes são influenciadas pela sua origem. O presente documento visa estudar o valor da marca made in Portugal no setor do calçado. O facto de este ser um setor que se encontra em evolução e que apresenta uma posição forte na economia portuguesa são dois dos fatores que tornam interessante este estudo, assim como, a escassez de dados relativamente a este tema aumentam a utilidade deste documento. Tendo em conta a investigação em causa, importa perceber o conceito de marca de modo geral e específico, o conceito de marca país, a imagem da marca Portugal e o conceito de brand equity que através do seu modelo apoiará o desenvolvimento deste estudo. O objetivo central da investigação é descrever o valor que os consumidores atribuem à marca made in Portugal, no setor do calçado, através da análise da qualidade percebida, da lealdade e das associações à marca. Assim, através de uma investigação quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, são apresentados dados capazes de atualizar o tema em estudo. Destaque-se que esta investigação consiste em entender apenas a visão do consumidor português relativamente ao calçado produzido em território nacional. De modo geral, conclui-se que os consumidores reconhecem a marca de calçado made in Portugal como uma marca de elevada qualidade, são pouco leais mas conhecem bem os produtos. No entanto, salienta-se a possibilidade dos indivíduos portugueses inquiridos não terem conhecimento acerca do país de origem do calçado que adquirem.pt_PT
dc.identifier.tid202129349pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25515
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectValor da marcapt_PT
dc.subjectCalçadopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.titleO valor da marca made in Portugal: setor do calçadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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