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Authors
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Abstract(s)
Esta investigação analisa o impacto das inovações disruptivas no Setor das Indústrias
Gráficas no virar do século, nomeadamente na Tipografia Lousanense, empresa
centenária, localizada na Lousã, região centro de Portugal.
As novas tecnologias estão a mitigar os custos de comercialização através otimização
dos fatores de produção. Trata-se da evolução conceptual da “cadeia de valor” para a
“rede de valor” em que as geometrias das funções entre empresas são variáveis, e as
parcerias tendem a ser customizadas e oportunistas.
Este fenómeno, sob a macrodefinição de Economia Digital, é caraterizado pela
transferência de poder na economia do conhecimento criando uma enorme incógnita
sobre a atividade gráfica em papel em prol de produtos digitais.
O setor gráfico assiste a esta mudança de paradigma que obriga a redefinição da missão
e das atividades englobadas nas empresas da fileira.
O estudo de caso foi precedido de pesquisa exploratória para aprofundar o entendimento
sobre o tema e a sua aplicação na empresa. Neste sentido, foi dado particular enfâse ao
estudo dos conceitos de (i) Comunicação, (ii) Digital Analytics, (iii) Marca, (iv) Sistema
de Ciência e Tecnologia e (v) Cooperação.
Observou-se a necessidade de promoção de programas de formação concomitantemente
com a melhor profissionalização da gestão no sentido de consolidar competências de
gestão estratégica associadas às de marketing e de comunicação. Estas necessidades de
formação abrangem todos os níveis hierárquicos, ou seja, estendem-se, desde a gestão
de topo aos recursos-humanos operativos em áreas muito especializadas.
O ritmo de mudança tecnológica associado ao consequente investimento corpóreo e
incorpóreo tende a dificultar a reinvenção do setor. Assim, importa desenvolver um
novo perfil de parcerias, designadamente, investidores de risco (financeiros), tecnológicos
(start up na área do Digital) e institucionais (centros de I&D e Universidades).
É sobre este trajeto que esta dissertação se foca, e analisa. E tenta oferecer pistas.
Description
Keywords
Indústria Gráfica; Digital Analytics; Sistema de Ciência e Tecnologia e Cooperação.