Repository logo
 
Publication

Branding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montes

datacite.subject.fosDesignpt_PT
dc.contributor.advisorLemos, Margarida
dc.contributor.authorRodrigues, Catarina
dc.date.accessioned2018-03-06T14:08:51Z
dc.date.available2018-03-06T14:08:51Z
dc.date.issued2018-02-09
dc.description.abstractEste projeto visa a construção de um sistema de identidade visual para a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, a designar de “Terra Fria, Trás-os- Montes” enquanto marca de uma região e a subsequente construção da identidade gráfica do concelho de Vimioso, um dos municípios integrantes desta associação. Tendo por objetivo divulgar zonas geográficas afastadas dos grandes centros populacionais do litoral, é proposto, identificar, selecionar e representar áreas que são involuntariamente esquecidas fazendo com que estas adquiram os instrumentos de comunicação adequados. Por via deste estudo, pretendese estabelecer diretrizes gráficas e conceptuais passíveis de serem adotadas pelos restantes concelhos que integram esta associação de municípios. Tendo por fundamento o património material e imaterial do território, procura-se evidenciar de forma gráfica a singularidade social, cultural e geográfica do concelho, transformando- o num polo dinamizador da região, permitindo que o desconhecido seja conhecido e as suas singularidades passem a ser reconhecidas. Esta reflexão pretende construir um modelo positivo para uma melhor divulgação duma área comum de municípios que apesar de conectados demonstram assimetrias comunicativas que enfraquecem os seus esforços para se valorizarem enquanto região. Nesse sentido, procura-se construir “um conceito de comunicação visual em que as estruturas e as diversas comunidades locais encontrem novos modos de identificação” (Pedersen, 2004) sem perda da sua identidade, de modo a que a divulgação saia reforçada, harmonizando as características comuns e salientando as particularidades que as distingue.pt_PT
dc.identifier.tid201871211pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21877
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectIdentidade Visualpt_PT
dc.subjectBranding Ruralpt_PT
dc.subjectTrás-os-Montespt_PT
dc.subjectVimiosopt_PT
dc.titleBranding Rural, o (re)conhecimento do desconhecido - Criação de um sistema de identidades para Trás-os-Montespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Artes e Design
thesis.degree.nameDesignpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
catarinarodrigues1.pdf
Size:
198.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: