| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.37 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo analisa os desafios e contribuições das políticas públicas educacionais nos anos finais do ensino fundamental no município de Afonso Cunha/MA. A pesquisa ao aborda a efetividade dessas políticas na garantia do acesso e permanência dos estudantes na escola, considerando os desafios enfrentados por professores e gestores. Para tal, utilizou-se como metodologia, uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas e questionários aplicados a 17 professores e 6 gestores, em 06 escolas da rede pública municipal de Afonso Cunha/MA, dos anos finais, o embasamento teórico da pesquisa se através de autores como Saviani (2011; 2014, 2017), Libâneo (2012; 2014; 2016) e Freire (2001; 2011; 2017), entre outros autores que abordam sobre as políticas educacionais brasileiras em seus desafios e contribuições e normativas educacionais. Os principais desafios apontados incluem a evasão escolar, a formação continuada insuficiente, infraestrutura inadequada, falta de transporte escolar e desigualdade no acesso a recursos educacionais. Dentre as contribuições das políticas educacionais desde o financiamento, a obrigatoriedade e gratuidade da educação básica, programas de alfabetização, políticas de inclusão social e a gestão democrática na educação. Os resultados evidenciam que, embora haja avanços, a efetividade das políticas educacionais em Afonso Cunha/MA ainda requer melhorias estruturais e pedagógicas. A ampliação da formação docente, o fortalecimento da relação entre escola e comunidade e a gestão participativa são estratégias fundamentais para minimizar os impactos das desigualdades sociais na educação do município.
Description
Keywords
escola educação ensino
