| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.27 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório Final De Estágio surge como parte integrante da Unidade Curricular De Prática De
Ensino Supervisionada (PES), inserida no currículo do 2º ciclo de Estudos em Ensino da Educação
Física nos Ensinos Básico e Secundário, oferecida pelo Instituto Superior de Estudos
Interculturais e Transdisciplinares de Almada. Este estágio pedagógico desempenha um papel
fundamental na formação de futuros docentes, proporcionando uma oportunidade única para
aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o processo de formação. Como elo entre
teoria e prática, este período permite que os estudantes desenvolvam e aprimorem as suas
competências de ensino, dinâmica de aula e interação com os alunos. O presente relatório
resulta de uma experiência de estágio realizada no âmbito de dois agrupamentos distintos, no
Agrupamento de Escolas de Alcochete e no Agrupamento Escolas José Afonso de Alhos Vedros,
concretamente nas escolas Escola Secundária de Alcochete e Escola Básico José Afonso de Alhos
Vedros. O estágio ocorreu durante o ano letivo 2023/2024, envolvendo três turmas específicas:
uma de 6º ano, uma de 9º ano e outra de 10º ano. Vivi muitas experiências gratificantes no
decorrer do estágio que me ajudaram a evoluir e ter contacto com novas realidades abrangendo
os meus conhecimentos e potenciando as minhas capacidades. Este relatório é estruturado em
quatro áreas fundamentais: participação na vida escolar, organização e gestão do ensino e
aprendizagem, relações com a comunidade e, por fim, uma componente de investigação sobre
a relação entre o nível de atividade física, imagem corporal e indicadores de burnout em
professores do ensino básico e secundário.
